Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo mostrando diferentes ângulos de uma explosão. De acordo com a legenda, trata-se de um bombardeio que ocorreu após quatro mísseis russos supostamente atingirem dois navios britânicos que levavam explosivos para Ucrânia. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“2 NAVIOS BRITÂNICOS QUE ESTAVAM LEVANDO EXPLOSIVOS PARA A UCRÂNIA, FORAM ATINGIDOS POR 4 MÍSSEIS RUSSOS, EM ODESSA, UCRÂNIA. REPARE A ONDA DE CHOQUE DO AR”
– Legenda em vídeo que circula nas redes.
Falso
O vídeo que circula nas redes não tem relação alguma com o conflito entre Rússia e Ucrânia. Na realidade, as imagens são de uma explosão registrada no porto de Beirute, capital do Líbano, em 4 de agosto de 2020. A tragédia foi provocada por uma carga de fertilizantes de nitrato de amônio que foi armazenada de forma inadequada no local. De acordo com notícias da época, mais de 200 pessoas morreram e 6,5 mil ficaram feridas.
É possível verificar que o prédio que aparece no post falso que circula nas redes é o mesmo do vídeo publicado na página do YouTube do canal de televisão europeu SkyNews.
Compare abaixo as imagens:
À esq., prints do vídeo que circula nas redes. À dir., trechos do vídeo compartilhado pelo canal de televisão.
Essa não é a primeira vez que a explosão em Beirute é falsamente associada ao conflito que ocorre na Ucrânia. Em março do ano passado, a Lupa desmentiu publicações que afirmavam que o registro seria de um bombardeio russo a um depósito de gasolina na Ucrânia.