Publicado originalmente em Agência Lupa por João Pedro Capobianco. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais um post com a alegação de que o Bilhete Único foi extinto na cidade de São Paulo. Publicações virais atribuem o fim do benefício ao prefeito Ricardo Nunes (MDB) e passaram a circular após ele ter sido reeleito nas eleições municipais de 2024. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

“Primeira vitória dos pobres de direita, fim do bilhete único / Fim do bilhete único popular: Ricardo Nunes traz lei nos ônibus e metrôs de SP como substituto”
– Texto em publicação nas redes sociais
Falso
O Bilhete Único não foi extinto na capital paulista. A Prefeitura de São Paulo, informou, em nota à Lupa, que “o Bilhete Único segue funcionando normalmente na cidade e qualquer informação diferente disso não condiz com a verdade”.
O site do Bilhete Único está ativo e permite que qualquer pessoa faça a requisição do cartão, em qualquer uma de suas modalidades: personalizado, estudante, professor, pessoa com deficiência, pessoas entre 60 e 64 anos, pessoas acima de 65 anos, mãe paulistana, pessoa obesa, gestante e corporativo.
Em julho de 2021, a Prefeitura de São Paulo extinguiu os cartões do Bilhete Único que não estavam vinculados a um CPF. A medida passou a valer em setembro daquele ano, e os cartões sem cadastro deixaram de existir, mas o serviço continuou com as modalidades vinculadas a CPFs.
Postagens nas redes sociais usam uma matéria de um site de notícias, publicada em 31 de outubro, para sustentar a alegação. Desde junho de 2024, o site publicou ao menos 10 matérias sobre o benefício. O conteúdo veiculado nem sempre condiz com os títulos, que incluem frases como “Tchau, Bilhete Único” ou “Fim do Bilhete Único armado”.
Nas redes, porém, a alegação de que o serviço chegaria ao fim foi a que se tornou viral. Após a reeleição de Ricardo Nunes, a alegação se espalhou por redes sociais como o Facebook, o TikTok e o X.
Algumas publicações confundem o serviço do Bilhete Único, oferecido pela Prefeitura de São Paulo, com o do Cartão Fidelidade, da alçada do governo estadual. O Cartão Fidelidade dá descontos apenas nas tarifas de trens e metrôs, e está vinculado à Secretaria dos Transportes.
Conteúdo semelhante foi checado pelo Projeto Comprova.