É falso que QR Code do título de eleitor gera voto para candidato

Publicado originalmente em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

Circula em aplicativos de mensagem um áudio segundo o qual as eleitoras e eleitores que fizeram os títulos neste ano ou realizaram a transferência de local de votação teriam os votos automaticamente computados para um candidato específico. A informação escondida estaria, segundo a narrativa, no código QR Code do título de eleitor que é usado para conferir a autenticidade do documento.

A informação é FALSA!

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esclarece que os códigos do sistema de autenticação, compostos por letras e números, são gerados de forma totalmente randômica, ou seja, aleatória, sem que haja qualquer escolha por parte da Justiça Eleitoral.

O QR Code serve apenas para confirmar a autenticidade dos documentos emitidos por meio do Portal do TSE e foi criado com o objetivo de facilitar o acesso do eleitorado aos serviços da Justiça Eleitoral. O Tribunal, portanto, desmente a alegação de que faria uso do sistema para manifestar qualquer posicionamento político-partidário e/ou passar mensagens subliminares às eleitoras e eleitores.

O conteúdo também foi verificado pela agência Boatos.org e pelo TRE-AL

As notícias falsas sobre o processo eleitoral seguem circulando na internet. Aqui no Âncora dos Fatos já desmentimos algumas delas, como a que dizia que eleitores poderão votar pela internet, que votar apenas para o cargo de presidente anula o voto e as alegações falsas feitas por Bolsonaro sobre o processo eleitoral foram desmentidas com provas.

Não entre em barco furado!
Não compartilhe boatos! Consulte os canais oficiais de informação.

Acesse serviços e notícias no Portal TRE-PR

Âncora dos Fatos é parceiro do Gralha Confere do TRE-PR

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste