Vídeo de teor irônico circula nas redes sociais sugerindo que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) furtou canetas no encerramento da 18ª edição do G20, em Nova Délhi, na Índia. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Furto de Canetas na Índia
– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp
Falso
Os objetos que aparecem no vídeo são, na verdade, dois lápis que foram oferecidos pela organização da 18ª Cúpula do G20 aos líderes mundiais presentes no evento. Os lápis faziam parte de um kit que também vinha com um bloco de anotações. Ao contrário do que diz o post, não houve nenhum furto por parte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao segurar e guardar os itens.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou, em nota, que os objetos que estavam na mesa, que foram utilizados por Lula, eram de uso particular do líder brasileiro.
A pasta ressalta ainda que repudia o compartilhamento da peça desinformativa. “A Secretaria de Imprensa da Presidência da República repudia a divulgação de mentiras e baixarias em redes sociais com fins políticos”.
Apesar do teor irônico contra o presidente Lula no vídeo, pessoas estão compartilhando o conteúdo como verdadeiro.
O presidente Lula participou da 18ª edição da Cúpula de Chefes de Estado e Governo do G20 em Nova Déli, na Índia, nos dias 9 e 10 deste mês. O G20 reúne representantes de 19 países e da União Europeia. No final da cúpula, o Brasil recebeu de forma simbólica a presidência rotativa do bloco.
Checagem similar foi produzida por Aos Fatos, Boatos.Org, Estadão Verifica e UOL Confere.