É falso que Lula foi vaiado em visita a polo automotivo, em Pernambuco

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo vaiado com gritos de “ladrão” por diversas pessoas. A legenda da publicação afirma que o caso ocorreu na terça-feira (6), quando o presidente visitou o Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. Trata-se de uma montagem

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:

Lula sendo vaiado na fábrica da jeep em Pernambuco

– Legenda de vídeo que circula pelo WhatsApp

Falso

Trata-se de uma montagem. O áudio foi inserido na gravação para aparentar que o presidente Lula foi hostilizado quando passava pelos corredores do Polo Automotivo de Goiana, em Pernambuco. Um vídeo de outro ângulo da mesma ocasião, publicado no perfil oficial do presidente no Twitter, mostra que a recepção dos funcionários foi calorosa, ao som de gritos de “Olê, Olê, Olê, Olá, Lula”.

O vídeo original foi publicado por internautas nas redes sociais. Nele, é possível perceber que não há nenhuma manifestação hostil contra Lula. Outras gravações, por outros ângulos, também confirmam a recepção tranquila. 

A visita de Lula também foi transmitida ao vivo pela TV Brasil. Nas imagens, não é possível identificar nenhum tipo de manifestação contra o presidente.

Na última terça-feira, Lula visitou o polo automotivo Stellantis, em Goiana, município da Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde são fabricados veículos SUV. No local, ele participou de um ato simbólico de inauguração da produção da picape Rampage, ao lado de Antonio Filosa, presidente da Stellantis na América do Sul. O modelo lançado é o quinto já produzido pela fábrica, inaugurada em 2015. O polo automotivo da cidade é o primeiro complexo industrial de carbono neutro na América Latina.

Lupa já verificou outros conteúdos que mostravam falsos protestos contra o petista. Já circulou uma gravação que mostrava supostas vaias contra ele em um restaurantexingamentos realizados em um encontro de movimentos sociais e falsas recepções ao presidente em Portugal.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste