É falso que Lula foi vaiado em Alagoas e aconselhado por Janja a deixar o microfone

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Um post nas redes sociais alega que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi vaiado ininterruptamente durante um discurso e aconselhado pela primeira-dama, Janja Lula da Silva, a deixar o microfone para evitar um vexame maior. A publicação é acompanhada por um vídeo que mostra Lula segurando um microfone em silêncio enquanto Janja se aproxima e diz alguma coisa. A legenda do vídeo alega que Janja disse “a gente não faz isso não, não pode ficar fazendo isso não, vai embora”. É falso.

Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:

Lula é vaiado ininterruptamente e aconselhado por janja a deixar o microfone para evitar um vexame maior

– Texto em vídeo que, até 12h47 do dia 3 de julho de 2024, havia sido visualizado por 861,5 mil usuários no X

Falso

Uma busca reversa indicou que o vídeo foi transmitido ao vivo durante um discurso de Lula, em 9 de maio de 2024, em São José da Tapera (AL), durante a cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço do Trecho V do Canal do Sertão Alagoano. O evento contou com a presença do governador de Alagoas (MDB), Paulo Dantas, e do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A cena capturada no post, na qual Lula está em silêncio, foi registrada a partir de 1h06min18s, momento que o petista é interrompido por Lira, devido ao desmaio de uma mulher na plateia. 

Lula, então, pede ajuda e solicita a presença de um médico. “Tem uma pessoa que desmaiou aqui. É importante a ajuda. Vê se tem um médico aqui presente para cuidar”, diz o presidente. Em seguida, ele permanece em silêncio por alguns segundos, enquanto a mulher é atendida. É possível ouvir o público pedindo para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ser chamado.

Instantes depois, Janja se aproxima de Lula e comenta sobre uma pessoa parecida com o presidente que está na plateia. “É um sósia seu lá atrás de chapéu branco, é muito igual”, diz a primeira-dama. Na sequência, Lula comenta sobre o homem. 

Confira a cena.

Não há registro de vaias, e o post enganoso não mostra o atendimento à mulher que passou mal. Ou seja, o vídeo foi manipulado. Além disso, não foi publicada nenhuma notícia na imprensa sobre Lula ter sido vaiado em São José da Tapera (AL), ao contrário de Lira que ouviu alguns protestos durante o evento.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste