Circula pelas redes sociais um vídeo que mostraria o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bêbado e agarrando uma mulher na frente de todos, incluindo sua esposa, a primeira-dama Janja. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“Vexame! O presidente dos petistas [Lula] completamente embriagado. Agarra e beija uma mulher na frente de todos inclusive da canja [Janja]!!!”
– Texto em vídeo que, até 16h do dia 15 de setembro de 2023, havia sido visualizado por 271,2 mil usuários no Facebook
Falso
O vídeo foi manipulado e teve a velocidade reduzida para simular que Lula está bêbado. Além disso, nenhum trecho da cena indica que o presidente teria agarrado ou beijado a mulher de forma inadequada.
Uma postagem no X (antigo Twitter), de 7 de junho de 2023, mostra a cena completa na velocidade normal. A mulher de laranja se aproxima de Lula, que está andando cercado de sua equipe. Ela inicialmente estende a mão para um cumprimento, mas logo depois consegue driblar um segurança e abraçar o presidente. A interação dura cerca de 13 segundos.
A mulher beija Lula no rosto e parece dizer algo em seu ouvido. Lula não a “agarra” inadequadamente. Nas cenas, é possível ver, inclusive, o rosto do petista ao lado do dela, como é comum no abraço.
Trechos do abraço entre Lula e apoiadora
Depois de abraçar a mulher de laranja, Lula cumprimenta brevemente também a mulher que fazia a gravação. Nesse momento, ele diz a ela que “ficasse com Deus”. Não há nenhum indício na fala do presidente que demonstrasse embriaguez.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a cena foi registrada no dia 6 de junho de 2023 em um hotel em Recife (PE). Naquele dia, Lula e Janja participaram de uma visita a um polo automotivo em Goiana, nas proximidades da capital pernambucana.
A Secom negou que Lula tenha “agarrado” a mulher e lamentou que “grupos bolsonaristas” continuem a divulgar o que classificou como “baixarias e mentiras” nas redes sociais. “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não agarrou ninguém. O vídeo é claro e mostra claramente que a legenda é mentirosa”, declarou o órgão.
Vale ressaltar que a tática de reduzir a velocidade de um vídeo para simular que Lula está bêbado já foi utilizada em outras ocasiões. Em março a Lupa desmentiu um vídeo que teve a velocidade reduzida para parecer que Lula estaria bêbado ao lado de Janja. Em fevereiro, a Lupa já tinha desmentido outro vídeo que mostraria Lula embriagado durante discurso na Bahia.
Esse conteúdo também foi analisado por Boatos.org.