Publicado originalmente em Agência Lupa por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.
Circulam pelas redes sociais publicações que afirmam que o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas de departamento Havan, enviou, sozinho, mais helicópteros ao Rio Grande do Sul para resgatar vítimas das enchentes do que a Força Aérea Brasileira (FAB). É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
“Nesse momento, Luciano Hang tem mais helicópteros que a [Força Aérea Brasileira] FAB ajudando no RS”
– Texto em vídeo que circula nas redes sociais
Falso
Em 2 de maio de 2024, Luciano Hang enviou dois helicópteros para auxiliar a Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) no socorro às vítimas das enchentes no estado. Na data, ao menos dois helicópteros da Força Aérea e um avião de carga — modelo KC-390, que suporta até 26 toneladas —, já atuavam no auxílio às vítimas das enchentes, conforme boletim da FAB, publicado no YouTube em 3 de maio de 2024 (minuto 00:19 à 1:05). Atualmente, 17 aeronaves da Força Aérea estão atuando no estado. Portanto, é falso que Hang tem, ou já teve, “mais helicópteros que a FAB ajudando no RS”.
Helicópteros da Força atuam no resgate das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul desde 30 de abril de 2024. Em tuíte publicado na data, A FAB informou que foi acionada naquela noite para auxiliar no resgate de pessoas afetadas pela enchente em Santa Maria (RS). Naquele momento, dois helicópteros que estavam na Base Aérea de Santa Maria (BASM) foram empregados nas operações de socorro. Na mesma data, jornais como o G1 e Metrópoles noticiaram as operações da FAB, como o resgate de uma família ilhada em uma casa com risco de desabamento.
É importante ressaltar que as aeronaves da FAB possuem tecnologia de resgate, a exemplo do modelo remotamente pilotado, RQ-900, utilizado desde o domingo (5). A aeronave fornece coordenadas e sinalização a laser, que guiam os helicópteros da FAB, modelo H-60L Black Hawk, aos locais de resgate.
As aeronaves usadas pela FAB até o momento, segundo atualização da quarta-feira (8) às 20h, são dos modelos C-95 Bandeirante, KC-390 Millennium, KC-30, C-98 Caravan, SC-105 Amazonas, C-105 Amazonas, H-60L Black Hawk e H-36 Caracal.
Conteúdos semelhantes foram verificados pelo Estadão Verifica, Folha de S.Paulo e Aos Fatos.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.