Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais post que afirma que o filho de um apresentador da afiliada da TV Band no Pará foi assassinado por ter reagido a um assalto. A publicação mostra um vídeo com imagens do apresentador supostamente lamentando o ocorrido. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
O filho do apresentador da TV Band do Belém do Pará foi assaltado e assassinado por causa de um celular, quando estava indo pra Faculdade de manhã … Olha só a (justa) reação do apresentador (ao vivo) !!!
– Legenda que acompanha vídeo que circula no WhatsApp
Falso
O jovem assassinado que aparece nas imagens não é filho do apresentador Joaquim Campos, como diz a legenda do vídeo desinformativo. O crime ocorreu em novembro de 2019, na cidade de Castanhal (PA). Trata-se de um jovem universitário, morto após reagir a um assalto.
No registro de 2019, o apresentador Joaquim Campos, à época à frente do programa local Metendo Bronca, fez um comentário sobre o ocorrido com críticas ao então ex-presidente Lula. “O jovem ia para a faculdade, 5 horas da manhã, ia pegar a Van. E um filho da puta chegou, apontou a arma e anunciou o assalto. O rapaz segurou o celular e ele deu um tiro que entrou na cabeça pela boca”. Em nenhum momento ele menciona que o jovem que aparece nas imagens é seu filho. Tampouco na imprensa há notícias sobre o suposto ocorrido.
Checagem similar foi produzida por Boatos.org.