É falso que governo federal doou 27 caminhões para filho do Lula

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Post nas redes sociais exibe um vídeo no qual um homem afirma que está transportando para Porto Velho (RO) um dos 27 caminhões doados pelo governo federal ao filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Equipamento doado pelo governo, tá certo! Vai vendo, galera do Lula aí. São 27 desses para o filho do Lula (…) vai para Porto Velho comigo (…) tudo para o filho do Lula

– Fala em vídeo que circula nas redes sociais

Falso

O governo federal não doou 27 caminhões ao filho do Lula. As imagens não revelam onde e quando o vídeo foi gravado, não há placas de identificação nos dois caminhões que aparecem na gravação e não há um ponto de referência que possa ser usado para definir a localização. Porém, nas portas dos veículos há um adesivo onde é possível ler “Equipamento doado” e os logos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e do governo federal.

A Codevasf, em nota enviada à Lupa, diz que não conseguiu identificar no vídeo o local da gravação, as pessoas e o veículo. Porém, afirma que não realiza ações em Porto Velho ou em qualquer outro município de Rondônia e ressalta que não haveria razão para um veículo doado pela Companhia ser levado ao estado.

“A empresa efetua doações de bens como máquinas, equipamentos e veículos a entes públicos, como prefeituras, e a entidades privadas sem fins lucrativos, como associações de produtores, com vistas a promover o desenvolvimento regional em sua área de atuação. A Companhia não realiza doações de caminhões ou outros veículos a pessoas físicas”, diz a Codevasf, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.

Em uma segunda nota enviada à Lupa, a companhia explica que, este ano, já efetuou a doação de 58 caminhões basculantes (do mesmo tipo que aparece no vídeo), sendo três para Alagoas, 13 para a Bahia, um para o Distrito Federal, um para Goiás, 14 para o Maranhão, 15 para Minas Gerais, três para a Paraíba, dois para Pernambuco, dois para Sergipe e quatro para Tocantins.

A empresa ainda explica que está em andamento processo de doação de outros oito caminhões basculantes. Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins receberão um veículo cada, enquanto que o Maranhão ganhará três caminhões.

As doações da Codevasf são divulgadas no Diário Oficial da União (DOU) e ficam disponíveis para consulta no site da empresa. Numa busca contabilizamos mais de 80 doações de diversos tipos de caminhões basculantes este ano, feitas pela Codevasf, sendo que nenhum foi doado para pessoas físicas.

A área de atuação da Codevasf abrange as bacias hidrográficas dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru, Mearim, Vaza-Barris, Paraíba, Mundaú, Jequiá, Tocantins, Munim, Gurupi, Turiaçu, Pericumã, Una, Real, Itapicuru, Paraguaçu, Araguari (AP), Araguari (MG), Jequitinhonha, Mucuri e Pardo, nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Tocantins, e no Distrito Federal, além das demais bacias hidrográficas de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Esse conteúdo também foi verificado por Boatos.orgAos Fatos e Estadão Verifica.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste