É falso que funcionário da Sucen de Nhandeara, em SP, foi para UTI após tomar vacina bivalente

Publicado originalmente em Agência Lupa. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um áudio em que um homem afirma que um funcionário da Superintendencia de Controle de Endemias (Sucen) de Nhandeara, cidade do interior do estado de São Paulo, teria sido internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital de Base de São José do Rio Preto em estado grave. Isso teria ocorrido um dia após ele ter tomado a vacina bivalente contra a Covid-19. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

“Tem um funcionário da Sucen lá em Nhandeara (…) Ele tomou ontem a nova vacina aí que o Lula fez a propaganda [bivalente contra Covid-19]. Tomou ontem de manhã, se sentiu mal o dia todo, foi para São José do Rio Preto. Está internado em estado grave na UTI de São José do Rio Preto, lá no hospital de base”

– Trecho de fala em áudio que circula nas redes

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. De acordo com fontes oficiais, o homem citado no áudio não foi imunizado com a vacina bivalente antes de passar mal. Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo esclareceu que o paciente mencionado na gravação recebeu a última dose de vacina contra Covid-19 em novembro de 2021, de acordo com dados do VaciVida. O início da vacinação com o imunizante bivalente no estado ocorreu em 27 de fevereiro.

Por telefone, o vice-prefeito de Nhandeara, Indalécio Roberto Tarran Ayub Zocal (Solidariedade), também negou a história, que classificou como “fake”. Zocal informou ainda que o homem foi internado após sofrer um enfarte e já recebeu alta do hospital.

A Secretaria de Estado da Saúde disse ainda que lamenta que informações falsas sobre a imunização contra Covid-19 estejam sendo disseminadas. “As vacinas, mais do que ter a eficácia comprovada cientificamente, impactaram diretamente na redução dos casos e óbitos em São Paulo e em todo Brasil”, complementou a pasta, em nota

De acordo as informações enviadas pela secretaria, antes de a vacinação abranger toda a população de São Paulo, o estado chegou a registrar uma média móvel de 7.933 casos e 890,14 óbitos em relação aos sete dias anteriores ao período analisado. Nos últimos sete dias, a média móvel registrada é de 2.495 casos e 14,43 óbitos, o que representa uma redução de 86% e 98% respectivamente. 

Esse conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica e G1.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste