Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Voltou a circular nas redes sociais uma mensagem acusando Fábio Luís Lula da Silva, um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de ser sócio majoritário de diversas empresas, como a Petrobras, JBS, Oi, e dono de frigoríficos e grandes fazendas. “LULINHA & VEJA LANÇADA ONTEM EM SP VAI QUEBRAR O PAU: O desespero do presidiário Lullarápio LADRÃO, seus filhos que nunca trabalharam”, diz trecho da mensagem. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Que notícia boa, Filho de Lulladrão e vários políticos de esquerda são os acionistas da Petrobrás, por isso, o PT não quis a CPI
– Trecho de legenda que acompanha post compartilhado no WhatsApp
Falso
Ao contrário do que diz o post falso, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, não está entre os acionistas da Petrobras. A petrolífera brasileira é uma empresa de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo federal, que possui 50,2% das ações ordinárias (com poder de voto). Assim, a União tem a prerrogativa de escolher quem será o presidente da Petrobras e os sete diretores executivos da companhia.
A empresa, atualmente, é comandada por Jean Paul Prates. O nome de Fábio Luís Lula da Silva não está entre o dos diretores da empresa.
As empresas dos quais Fábio Luís Lula da Silva é sócio não estão entre as principais investidoras da Petrobras. Uma busca na plataforma Aleph, da Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP), mostra que o filho do presidente Lula é socio-administrador em duas empresas: a G4 Entretenimento e Tecnologia Digital Ltda e a FFK Participações Ltda.
Os dados da Receita Federal revelam que a G4 Entretenimento é uma empresa de suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação. Aberta em 2004, tem em seu quadro de sócios Fábio Luís Lula da Silva e Fernando Bittar. A FFK Participações aparece na Receita Federal como extinta por liquidação voluntária. Além de Lulinha e Bittar, também aparece entre os sócios Kalil Bittar.
Uma busca pelo Google mostra ainda a participação de Fábio Luís Lula da Silva em outras duas empresas. A BR4 Participações, descrita na Receita Federal como “Holding de instituições não-financeiras” e a LLF Participações – Eireli, sem descrição.
O boato de que o filho de Lula é um dos acionistas majoritários da Petrobras é antigo. Em junho de 2022, a Lupa checou um vídeo em que um homem dizia que um dos filhos de Lula seria o principal acionista de uma empresa que investe na Petrobras. À época, a Petrobras negou o boato.
—
[…] ELE [filho do Lula] é sócio majoritário dos Frigoríficos JBS (Friboi), SÓCIO majoritário da Telefonia OI, […]
– Trecho de legenda que acompanha post compartilhado no WhatsApp
Falso
Fábio Luís Lula da Silva não está na lista de sócios majoritários das empresas JBS e da telefônica Oi.
Os dados da Receita Federal mostram que no quadro de sócios da JBS estão: Gilberto Tomazoni (presidente), Wesley Mendonça Batista Filho (diretor), Eliseo Santiago Perez Fernandez (diretor), Guilherme Perboyre Cavalcanti (diretor) e Jeremiah Alphonsus Callaghan (diretor).
A Oi, que está em recuperacão judicial, tem como sócios majoritários: Raphael Manhães Martins (conselheiro), Armando Lins (conselheiro), Mateus Affonso (conselheiro), Eleazar de Carvalho (conselheiro), Cristiane Barretos (diretora), Henrique José (conselheiro), Rogerio Takayanagi (diretor), Claudia Quintella Woods (conselheira), Marcos Grodetzky (conselheiro), Paulino do Rego (conselheiro) e Rodrigo Modesto de Abreu (presidente).
O boato de que o filho de Lula é dono da JBS circula ao menos de 2015. À época, seus advogados afirmaram que ele nunca foi “sócio ou manteve qualquer relação profissional” com “negócios relacionados à agropecuária, agroindústria, também não é, nem nunca foi, proprietário de frigoríficos, fazendas ou propriedades rurais”.
Sobre a Oi, Fábio Luis era investigado por suspeita de receber repasses de mais de R$ 100 milhões do grupo Oi/Telemar para as empresas Gamecorp/Gol, de sua propriedade. Entretanto, a Justiça de São Paulo arquivou a denúncia em janeiro de 2022. Uma reportagem da Folha de S.Paulo mostrou também que a Oi cobrou em 2020 da Gamecorp S.A., que tinha o filho do presidente como principal administrador, o pagamento de R$ 6,8 milhões com origem em empréstimos feitos entre 2006 e 2007 e nunca ressarcidos.
—
Sócio majoritário da cooperativa de Frigoríficos em Gurupi-TO. Cooperfrigu […]
– Trecho de legenda que acompanha post compartilhado no WhatsApp
Falso
A Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados Cooperfrigu, localizada na cidade de Gurupi (TO), não tem Fábio Luís Lula da Silva como sócio majoritário. No quadro de sócios e administradores estão Leandro Luiz Stival Ferreira (diretor), Oswaldo Stival Junior (presidente) e Sebastião Gomes Machado (diretor).
Um conteúdo similar viralizou em 2008 e, depois, em 2019, sugerindo que o filho de Lula teria comprado a “maior fazenda do mundo”, além de ser dono de vários outros frigoríficos. Essa informação foi desmentida.