Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Post que circula nas redes sociais utiliza trecho de vídeo do médico Drauzio Varella para promover um suposto medicamento para impotência sexual. A legenda que segue no conteúdo sugere que o tratamento supostamente seria recomendado por Varella. Para passar “credibilidade”, as imagens usam a identidade visual do site do g1, incluindo o logotipo, para simular uma notícia sobre a recomendação. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Medicamento do Dr. Drauzio Varella tem ajudado milhares de Homens!
– Texto da publicação que circula no Facebook que até o dia 22 de maio de 2023 foi visualizado por 372 mil usuários da rede
Falso
O vídeo original do médico Drauzio Varella que aparece no conteúdo enganoso não tem relação alguma com o produto oferecido. No post desinformativo foi inserido trecho de uma gravação publicada no YouTube, no ano de 2017, em que Varella fala sobre impotência sexual, mas não indica nenhum medicamento, mas sim acompanhamento psicoterápico.
Nas redes sociais e em seu site, Drauzio Varella já se posicionou contra publicações que o vinculam com promoção de remédios e afirmou que não faz propaganda de medicamentos.
Além disso, a publicação enganosa simula que a informação foi publicada no site do g1. Não há, entretanto, conteúdo similar presente no site jornalístico do grupo Globo.
Não é a primeira vez que publicações utilizam a imagem de Drauzio Varella para promover tratamentos ou fármacos. Nos últimos anos, a Lupa fez diversas verificações sobre posts que ligavam o médico a um suposto remédio que oferecia cura para doenças oculares, a uma droga que prometia reverter diabetes e a um suplemento contra dores articulares. Em todos os casos, Varella não tinha relação com os fármacos.