Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula pelas redes sociais que o jornalista e âncora do Jornal Nacional, William Bonner, juntamente com uma equipe da TV Globo, foi impedido de entrar na Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos. A mensagem é acompanhada de uma imagem que mostra Bonner aguardando na entrada do prédio. Segundo o boato, o pedido de bloqueio da equipe da Globo teria sido feito por Donald Trump, que foi eleito presidente dos Estados Unidos na última quarta-feira (6). É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
URGENTE EQUIPE DE TRUMP BARRA ENTRADA DE BONNER E GLOBO
– Texto em imagem que circula pelas redes sociais
Falso
O jornalista William Bonner e os demais funcionários da TV Globo não foram impedidos de entrar na Casa Branca, residência oficial do presidente dos Estados Unidos e sede do Poder Executivo federal norte-americano. Atualmente, o presidente em exercício no país é o democrata Joe Biden. Donald Trump só assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025 e, portanto, não tem autoridade para tomar decisões presidenciais até sua posse.
Nesta semana, os jornalistas e apresentadores William Bonner e Renata Lo Prete e também outros funcionários da Globo foram flagrados aguardando uma liberação para entrar no imóvel. Após confirmar a sua identificação, a equipe do veículo brasileiro foi autorizada a entrar na residência presidencial.
Renata Lo Prete e William Bonner chegaram a registrar sua entrada na Casa Branca em uma publicação no Instagram, e as roupas de ambos coincidem com as da imagem que circula nas redes sociais. Na segunda-feira (4), o Jornal Nacional exibiu imagens do âncora em frente à Casa Branca.