Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Post que circula nas redes sociais afirma que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) é um dos homens que aparece em uma fotografia junto a membros do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas). É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Alguém sabe quem é esse garotão que está a esquerda, junto com seus amigos do Hamas ? Sim, é ele. Sr Guilherme Boulos.
– Texto em imagem que circula nas redes sociais
Falso
A fotografia foi registrada em 2018, na cidade de Belém, na Cisjordânia, e não mostra integrantes do Hamas. Na verdade, Boulos está ao lado de correligionários do PSOL: Juliano Medeiros, então presidente do partido (ao centro do registro), e Fred Henrique (no canto direito da imagem), representante da Secretaria de Relações Internacionais do partido.
Boulos, que à época era pré-candidato à Presidência da República, realizou uma viagem de três dias à Cisjordânia, a fim de se reunir com movimentos sociais e lideranças políticas da causa palestina, além de representantes de organizações da esquerda israelense.
“Estamos do lado da democracia, com igualdade de oportunidades e sem discriminação, seja ela a islamofobia ou o anti semitismo. Defendemos o fim da ocupação militar da Cisjordânia e Faixa de Gaza, o direito de retorno dos refugiados palestinos e direitos iguais de cidadania para palestinos em Israel, em concordância com o direito internacional e as resoluções da ONU”, publicou Boulos, no Facebook, em 27 de abril de 2018.
O post apócrifo viralizou esta semana, após ataque do Hamas a Israel, que respondeu bombardeando a Faixa de Gaza. No domingo (8), Boulos usou o X (antigo Twitter) para criticar quem espalha desinformação.
“Minha defesa dos direitos do povo palestino é pública. Cheguei inclusive a realizar uma visita à Cisjordânia em 2018, da qual os bolsonaristas estão utilizando imagens para propagar Fake News. Agora, condeno sem meias palavras ataques violentos a civis, como os que mataram nas últimas horas 250 israelenses e 232 palestinos. Deixo minha solidariedade às vítimas e seus familiares”, postou Boulos.
Esse conteúdo também foi verificado por O Globo.
Nota: Este conteúdo faz parte do projeto Mídia e Democracia, produzido pela Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) em parceria com Democracy Reporting International e a Lupa. A iniciativa é financiada pela União Europeia.