Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.
Post que circula nas redes sociais alega que os bancos deverão limitar os saques em espécie a partir do segundo semestre deste ano, sendo o limite mensal de R$ 2 mil para pessoas físicas e até R$ 5 mil para pessoas jurídicas. A publicação, que se assemelha ao layout do site de notícias g1, diz que a medida seria para evitar evasão fiscal. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Bancos deverão limitar saques em espécie a partir do segundo semestre
Limite mensal para saques será de 2 mil reais para pessoas físicas, e até 5 mil reais para pessoas jurídicas. Governo alega que é pra evitar evasão fiscal.
– Texto em post que circula nas redes sociais
Falso
Os bancos não vão limitar saques em espécie a partir do segundo semestre. A publicação – que usa uma imagem que se assemelha às notícias publicadas no g1 – é enganosa e não foi publicada no portal, conforme indica uma busca no site de notícias. A informação, aliás, não foi publicada por nenhum veículo de imprensa, um forte indício de que foi inventada.
Em nota enviada à Lupa, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que “a informação não é verdadeira. Não há nenhuma perspectiva de limitação de saques em espécie em momento algum”.