É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Publicado originalmente em Agência Bori por Gabriela Soares. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos Estados Unidos da América pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“15/05/2024

Aeronave das forças aérea dos EUA pousou hoje no Rio Grande do Sul com milhares de toneladas de donativos”

– “15/05/2024 Aeronave das forças aérea dos EUA pousou hoje no Rio Grande do Sul com milhares de toneladas de donativos”

Falso

Em nota, a Embaixada e o Consulados dos EUA no Brasil esclareceram que “não houve qualquer operação desse tipo realizada no Rio Grande do Sul”. A representação americana recomendou que as pessoas visitem o site oficial da instituição para obter informações sobre as ações dos EUA no RS.

Ministério das Relações Exteriores também informou que “não há registro, até o momento, do suposto voo da Força Aérea dos EUA” ao estado. Na mesma linha, a Secretaria de Comunicação Social do Rio Grande do Sul esclareceu à Lupa que “não há registro de pousos de aeronaves da Força Aérea dos Estados Unidos no Rio Grande do Sul para envio de donativos”.

Em apoio às vítimas das enchentes no Sul do Brasil, os EUA destinaram R$ 260 mil, por meio da organização não governamental ADRA Brasil, para a compra e distribuição de cobertores, roupas de cama, água, saneamento e higiene. Além disso, uma aeronave oficial da Embaixada dos EUA transportou 500 quilos de doações coletadas por seus funcionários brasileiros e norte-americanos. A Embaixada também colaborou com as operações de distribuição da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando mais de 2 mil quilos de suprimentos. 


Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste