Publicado originalmente em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.
A emissora Jovem Pan envolveu o nome da cantora Beyoncé e do artista Paulo Gustavo (em memória), em um polêmica, nas últimas semanas. No Programa Babado, da Jovem Pan, o apresentador afirma trazer uma notícia exclusiva ao dizer que “Beyoncé fará uma show em New Jersey no dia 29 de julho. Mas, acontece que a turma do ‘amor venceu’ vai embarcar num avião maravilhoso. São mais de 30 artistas embarcando para New Jersey para homenagear Paulo Gustavo. Todo mundo será bancado pelo Governo”, diz o apresentador. Ele chega a afirmar ainda que “já está mais de 20milhões. Porque os artistas que vão querem ir de primeira classe. Vão ficar hospedados em hotel cinco estrelas, alimentação, cachê. Tudo isso vem da verba do Ministério da Cultura. É dinheiro indo pelo ralo”, diz.
A informação é falsa!
Isso porque o Governo Federal desmentiu que haja financiamento de viagem de artistas para uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, em show da Beyoncé nos Estados Unidos.
Vale lembrar que a Lei Paulo Gustavo direciona R$ 3,8 bilhões para Estados, Municípios e o Distrito Federal para fomento de atividades e produtos culturais em razão dos efeitos econômicos e sociais da pandemia de Covid-19. Consta nessa relação estrita, o apoio à circulação de atividades artísticas e culturais já existentes. A lei sequer faz menção textual a viagens, excursões ou turnês. Ou seja, não existe pagamento para financiar viagens.
O que diz o Ministério da Cultura
“O Ministério da Cultura (MinC) repudia a mentira divulgada pelo programa “Babado Jovem Pan” de que a pasta estaria investindo R$ 20 milhões para levar 20 artistas para homenagear a Lei Paulo Gustavo no show da Beyoncé em Nova Jersey”, diz o Ministério.
“Condenamos, veementemente, a invenção de notícias falsas com o intuito de gerar desinformação na sociedade, atacar a imagem do Governo Federal e prejudicar os trabalhadores e trabalhadoras do setor cultural. O MinC, atingido por essa mentira, já está tomando todas as medidas legais necessárias para a reparação da calúnia veiculada. O Ministério lamenta, ainda, o envolvimento da artista Beyoncé nessa fake news”, diz o Ministério da Cultura.
O Ministério da Cultura pediu que a Advocacia-Geral da União acione na Justiça a emissora Jovem Pan pela informação falsa envolvendo o Governo Federal e a pasta.
Jovem Pan se retrata e admite erro
No Twitter, o perfil da Jovem Pan diz que foi feita uma “errata” em torno do assunto e publicou: “Suposta homenagem a Paulo Gustavo não tem relação com organização do show de Beyoncé”.