Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.
Circula por WhatsApp um vídeo que mostra um trecho da primeira reunião ministerial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada em janeiro deste ano. A legenda da publicação diz que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) confessou, durante sua fala na reunião, uma suposta fraude nas eleições por parte de Lula. O texto informa ainda que, após a declaração de Alckmin, o petista mandou desligar as câmeras que transmitiam a reunião ao vivo. É falso.
Por meio do ?projeto de verificação de notícias?, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
BOMBA ATÔMICA Após Alckmin entregar o jogo do roubo nessas últimas eleições, Lula manda desligar as câmeras AO VIVO!!! Não é possível que agora nada vá acontecer!
– Legenda de vídeo que circula pelas redes sociais
Falso
O trecho da transmissão da primeira reunião ministerial, realizada em 6 de janeiro, no qual o vice-presidente Geraldo Alckmin afirma que nunca observou um “uso e abuso da máquina pública, como ocorreu na última eleição” foi tirado de contexto pelo post falso. Na verdade, Alckmin fazia críticas à conduta eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda que sem citá-lo nominalmente.
Na transmissão da reunião, disponível no canal do governo no Youtube (a partir do minuto 19), é possível identificar que o vice-presidente engrandece Lula e o povo brasileiro por terem “dado uma aula” durante as eleições. Em seguida, teceu críticas à gestão anterior e o uso da máquina pública no pleito. Ao final, ele afirma que “o espírito correto” venceu, fazendo alusão à eleição do petista como presidente da República.
“Olha que em quase 50 anos de vida pública eu nunca tinha visto um uso e abuso da máquina pública, como ocorreu nesta eleição. O que podia e não podia ser feito, foi feito para ganhar a eleição. E a resiliência, o espírito correto, prevaleceu. O povo deu uma aula”, afirmou o vice-presidente.
Em um momento posterior, fica ainda mais evidente a crítica dele a Jair Bolsonaro, quando Alckmin declara que somente Lula conseguiria ganhar a eleição.
“Temos a gratidão ao povo brasileiro que deu uma aula de democracia e gratidão ao presidente Lula. Só ele ganharia essa eleição. Ninguém mais ganharia essa eleição, e gratidão a gente retribui com trabalho. Então, a responsabilidade de cada um de nós aqui é enorme, frente ao presidente que nos proporcionou essa confiança, essa oportunidade de trabalharmos pelo povo e frente ao povo brasileiro”, disse Alckmin.
Além disso, não há evidências de que o presidente Lula ordenou o encerramento da transmissão da reunião após a fala do vice-presidente, como diz o post falso. O registro ao vivo é encerrado após a fala de Alckmin. Como a imprensa noticiou, o encontro com os ministros, que ocorreu após o discurso do vice-presidente, foi a portas fechadas e não foi transmitido.
Conteúdo similar foi verificado por Boatos.Org e Reuters.