Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Mayra Alessandra. Para acessar, clique aqui.
O Instagram da verum vitae compartilhou em seu perfil, uma publicação afirmando que, a vacina da pfizer foi a provável responsável por pelo menos 10 mortes de idosos na Noruega, país da Europa.
A publicação, afirma ainda que os especialistas da Anvisa Noruega avaliaram 100 casos de mortes da vacina Pfizer em idosos. “Dez dos 100 casos foram considerados prováveis, 26 como possível e 59 casos como improváveis”, descreve a publicação.
A Agência Norueguesa de Medicamentos chegou a investiga as 23 mortes de idosos que receberam a vacina contra a covid-19, desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, porém, não acharam relação entre vacina e a morte de pacientes idosos.
Segundo a CNN Brasil, o Comitê de Segurança de Vacinas da OMS (GACVS), concluiu não haver suspeitas que possam relacionar mortes de idosos e a vacina da Pfizer/BioNTech.
“No momento, não há análises estatísticas que indiquem que a vacinação contra o coronavírus tenha aumentado o risco de morte nos vacinados”, disse Sara Viksmoen Watle, médica-chefe do Instituto Norueguês de Saúde Pública, em um comunicado.
É importante ressaltar que na Noruega, uma média de 400 pessoas morrem a cada semana em lares de idosos e instituições de longa permanência.
A Agência Norueguesa de Medicamentos, enfatiza que os efeitos colaterais da vacina Pfizer/BioNTech são raros e, geralmente, leves, podendo incluir náuseas e febre. “Mesmo que um evento tenha sido relatado, isso não significa, necessariamente, que uma relação causal foi estabelecida entre o evento e a vacina”, afirma.