É falsa a foto do Papa Francisco usando um estiloso casaco branco

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais uma imagem que mostra o Papa Francisco utilizando um elegante casaco branco. O texto que acompanha a publicação diz que o líder da Igreja Católica contratou o estilista Filippo Sorcinelli para desenhar a roupa e recebeu elogios dos internautas pelo novo visual. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

O Papa Francisco apareceu na web com um novo Look e recebeu elogios dos internautas após ele contratar o estilista Filippo Sorcinelli

– Texto em imagem que circula nas redes sociais

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. As imagens do Papa Francisco vestindo um casaco branco foram desenvolvidas por um artista digital chamado Pablo Xavier, a partir de inteligência artificial. Xavier tem 30 anos de idade, é natural de Chicago, nos Estados Unidos, e atua como construtor civil. Em entrevista à FFW, ele explica que usa a ferramenta Midjourney para realizar seus trabalhos artísticos nas horas vagas.

“Me inspirei na imagem que fiz anteriormente do Batman vestindo uma roupa da Balenciaga. Eu queria fazer outra imagem de moda, mas não sabia de quem. No começo eu ia fazer o Ali G interpretado por Alistair Leslie Graham. Mas ao usar cogumelos eu tive ideia de usar a imagem do Papa”, disse Xavier.

A imagem foi publicada primeiro na rede social Reddit, na sexta-feira (24), em uma comunidade apenas com imagens criadas via Midjourney. Já no Instagram de Xavier é possível encontrar imagens do Papa utilizando um casaco laranja e óculos escuros, entre outros acessórios.

“Eu fiz a imagem para me divertir. Eu não tinha expectativa de nada. Depois de fazer essa foto e publicar no Reddit e Facebook, na virada da noite ela conquistou 20 mil compartilhamentos. Depois, eu fui banido do Reddit. Você sabe que o papa é poderoso e eu não quero pisar no pé deles. Também vi algum post no Twitter espalhando fake news com minha imagem”, afirmou Xavier à FFW.

Além do Papa Francisco e do Batman, o artista também criou imagens via Midjourney com, por exemplo, Donald Trump e Vladimir Putin. A ferramenta, que cria ilustrações a partir de descrições, está disponível no Discord, um aplicativo de comunicação. 

Esse conteúdo também foi verificado por Aos Fatos.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste