É enganoso vídeo que mostra memorial de vítimas da vacina da Covid-19

Publicado originalmente em Nujoc Checagem por Edison Mineiro. Para acessar, clique aqui.

O Nujoc recebeu para verificação um vídeo de um memorial realizado em San Diego, Estados Unidos. Com a narração de uma brasileira que não teve a identidade revelada, ela aponta uma série de placas com nomes de pessoas que supostamente vieram a óbito após receberem qualquer imunizante contra a covid-19. Entre os nomes mencionados, aparece o do brasileiro Weverton Santos Silva, que faleceu no dia 8 de outubro de 2021 na cidade de Vale do Anari (RO).

O conteúdo do vídeo é falso. Com informações do Projeto Comprova, ao pesquisar os nomes das supostas vítimas na internet, os buscadores redirecionam para páginas e sites abertamente antivacina, e há pouca ou nenhuma informação em órgãos sanitários e de governo a respeito da correlação dos óbitos com a imunização, de forma que não é possível comprovar a relação das vacinas com essas mortes.

Sobre a morte do brasileiro, procurada, a Secretaria de Saúde do município afirmou que repassou todas as informações a respeito do caso para uma comissão de médicos do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a Anvisa, o caso do menino brasileiro foi investigado e a conclusão foi a de que não houve nenhuma relação entre o óbito e a vacina. Questionada sobre quais fatores efetivamente levaram à morte de Weverton, a Anvisa alegou que não poderia fornecer esse tipo de informação por violar a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste