Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais trecho de uma reportagem sobre uma paralisação de caminhoneiros e transportadores de combustível por conta da alta no preço do óleo diesel. De acordo com as legendas que acompanham essas publicações no Facebook, essa suspensão das operações é atual. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
CAMINHONEIROS SE PREPARAM PARA PARALISAÇÃO APOS AUMENTO DO COMBUSTÍVEIS. CAOS INSTALADOS
– Trecho da legenda que acompanha o vídeo que circula nas redes sociais
Falso
A gravação que mostra o apresentador Felipe Vieira e o repórter Mardélio Couto informando sobre a suspensão das atividades de caminhoneiros e transportadores de combustível não é atual. O vídeo original é de março de 2022 e se trata de um trecho da transmissão ao vivo da Band News. Na época, empresas de transporte anunciaram paralisação por conta do reajuste no preço do óleo diesel que teve alta de 25% naquele momento.
Nas redes sociais, usuários têm compartilhado o vídeo como se a situação fosse atual. Em um dos casos, a legenda de uma publicação afirma que os caminhoneiros iriam parar as operações a partir de sábado (19). No entanto, na imprensa, não há publicações registradas neste dia ou posteriormente sobre greve ou suspensão das atividades de transporte.