É de 2021 vídeo de ato promovido por Bolsonaro na avenida Paulista

Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais vídeo que mostra uma multidão ocupando a avenida Paulista. De acordo com a legenda, o registro foi feito neste domingo (9), durante ato promovido por bolsonaristas em protesto contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Avenida Paulista 9/6/2024 ato fora Lula e Alexandre de Moraes

– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp

Falso

O vídeo que circula nas redes sociais é antigo e foi gravado durante ato promovido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 7 de setembro de 2021. Registro similar foi publicado no perfil do X (antigo Twitter) do então ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Além disso, como foi registrado pela imprensa (confira aquiaqui e aqui), o ato deste domingo (9) não contou com a presença de Bolsonaro e teve pouca participação popular. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o protesto tomou somente um espaço pequeno em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) — ao contrário do que mostram as imagens que circulam nas redes. 

Há diversos detalhes no vídeo que provam que o registro é antigo. A começar pela fachada do Masp, que está em reforma. No vídeo de 2021, é possível ver que as colunas ainda estão pintadas de vermelho. No registro deste domingo (9), os pilares que sustentam o museu não estão mais com essa cor. 

À esquerda, vídeo de 2021; à direita, registro do ato de domingo (9). Detalhes como as obras do Masp reforçam que o vídeo que circula nas redes é antigo.

O ato promovido por Bolsonaro em 7 de setembro de 2021 contou com a participação de 125 mil pessoas, segundo cálculo da Secretaria da Segurança de São Paulo. Já os atos de domingo, em protesto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, STF, chegou somente a ocupar a frente do Masp. 

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste