Publicado originalmente em Agência Lupa por Ítalo Rômany. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais vídeo que supostamente mostra trecho de um áudio que seria da caixa-preta do avião da Voepass que caiu na sexta-feira (09), em Vinhedo (SP), vitimizando 62 pessoas. É falso.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação?:
Caixa preta do avião que caiu em Vinhedo (SP), da Voepass ATR-72
– Legenda de vídeo que circula no WhatsApp
Falso
Os trechos que circulam nas redes não têm qualquer relação com o acidente aéreo que ocorreu em Vinhedo (SP), na sexta-feira (09). Os áudios são dos desastres com o avião da Varig, em 1989, e com o avião da Gol, em 2006. Além disso, a análise das caixas-pretas da aeronave da Voepass, que armazenam gravações de voz e dados do voo, começou no sábado (10). Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), um relatório preliminar deverá ser divulgado em até 30 dias.
O primeiro trecho do conteúdo desinformativo é do desastre que aconteceu com o voo 254 da Varig, em 03 de setembro de 1989. O acidente com a aeronave, que saía de São Paulo com destino a Belém (PA), vitimizou 12 passageiros em decorrência da queda e 17 ficaram gravemente feridos. A voz do trecho é do piloto César Augusto Garcez: “Senhora e senhores passageiros, é o comandante que vos fala. Tivemos uma pane de desorientação dos nossos sistemas de bússola. Estamos com o nosso combustível já no final, ainda com 15 minutos”. O piloto e co-piloto do Boeing 737-200 da Varig foram condenados a quatro anos de prisão pelo acidente, mas a pena foi convertida em multa.
Um outro detalhe que comprova que o áudio é do acidente da Varig é o trecho em que o nome do comandante Garcez e a cidade de Belém, destino do voo, são citados. “- Ô Garcez, você não conseguiu ir pra Belém por que? – Não, é que eu não tinha indicação de Belém. A bússola tava com outra proa”.
O segundo trecho de áudio — em que soa um alarme — mostra os últimos instantes de uma conversa entre o comandante Décio Chaves Júnior e do co-piloto Tiago Jordão Cruso, que morreram no acidente com uma aeronave da Gol, em 29 de setembro de 2006. O áudio mostra o momento em que um jato Legacy bateu em um Boeing da empresa aérea Gol [minuto 3:35]. O avião caiu a 30 km de Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, ocasionando a morte de 154 pessoas.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.