Drauzio Varella não recomendou suco de beterraba para a saúde; áudio é falso

Publicado originalmente em Agência Lupa por Catiane Pereira. Para acessar, clique aqui.

Circula pelas redes sociais um vídeo que utiliza a voz do médico Drauzio Varella para promover uma suposta receita de suco de beterraba, maçã e limão. Na suposta gravação, o médico indica tomar a bebida três vezes por semana para que uma série de benefícios à saúde sejam obtidos. É falso.   

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 

Suco de beterraba, maçã e limão é melhor do que a gente imagina (…) para preparar basta bater no liquidificador uma maçã, beterraba crua, suco de limão e um copo de água

– Trecho de vídeo publicado nas redes sociais

Falso

Drauzio Varella nunca gravou vídeo recomendando suco de beterraba, maçã e limão para trazer supostos benefícios à saúde. Trata-se de uma gravação manipulada, com indícios de ter sido gerada por Inteligência Artificial (IA). Por telefone, o médico disse à Lupa que nunca produziu tal conteúdo e que não indica tratamentos que não tenham comprovação científica, como a maioria dos sucos caseiros.

Vale pontuar que Drauzio Varella já fez uma série de alertas e publicações informando que não faz propagandas de medicamentos ou tratamentos de saúde

Não há qualquer registro público de conteúdos assinados pelo médico relacionados a uma suposta receita de suco de beterraba. Foram feitas buscas sobre conteúdos similares no site oficial de Drauzio Varella e em todas as redes sociais dele — TikTokYouTubeInstagramX e Facebook — e não há nenhum vídeo, post ou texto recomendando esse tipo de abordagem para melhorar funções no organismo.

O médico alerta, em um vídeo no TikTok, para o cuidado com informações compartilhadas nas redes sociais. Ele recomenda verificar a credibilidade da fonte, se o autor tem formação na área da saúde e vínculo com instituições reconhecidas, além de consultar sites confiáveis, como os da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde, Fiocruz e Anvisa.

Drauzio também orienta a identificar sinais de uso de inteligência artificial, como movimentos corporais travados e voz não sincronizada. “Com a popularização da IA e o fim da checagem de fatos nas grandes redes, é essencial saber distinguir o que é real e o que é falso. Quem tem má intenção não vai dizer que usou IA”, alerta.

A ferramenta Hive Moderation, que analisa deepfakes em vídeos na internet, aponta que é provável que o vídeo contenha conteúdo gerado por IA ou deepfake (77.8%). 

Captura de tela da ferramenta Hive Moderation, que detecta conteúdo gerado por IA, exibindo avaliação de vídeo viral. Foto: Reprodução.

A gravação apresenta indícios de manipulação por IA, como a ausência de variações de tom e de pausas entre as frases. Além disso, a imagem inicial de Drauzio está fora de sincronia com o áudio. A Lupa já publicou verificações que desmentem conteúdos que vendem desde remédios para disfunção sexual até suplementos para tratar dores articulares falsamente atribuídos ao médico.

Suco não tem eficácia comprovada e pode oferecer riscos

De acordo com a médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), embora os ingredientes mencionados tenham benefícios nutricionais comprovados, não há evidências científicas de que a combinação em forma de suco ofereça os efeitos superiores para o bem-estar citados no vídeo, como melhora da função hepática, por exemplo.

A médica reforça que uma alimentação equilibrada e variada ao longo da semana é mais eficaz para a saúde do que depender de receitas isoladas. “Não existe um alimento milagroso. O ideal é manter uma dieta rica em nutrientes, com variedade de frutas, verduras e outros grupos alimentares”, informou.

Prado explica que os ingredientes citados são ricos em nutrientes: a beterraba contém nitratos que ajudam na circulação sanguínea e na saúde cardiovascular, enquanto o limão é uma excelente fonte de vitamina C, essencial para o sistema imunológico e a absorção de ferro. A maçã, por sua vez, é rica em fibras e antioxidantes que contribuem para o controle do colesterol e a saúde intestinal.

No entanto, o consumo frequente desse suco pode representar riscos, especialmente para pessoas com condições específicas de saúde. Segundo a nutróloga, indivíduos com tendência à formação de pedras nos rins devem ter cautela, já que a beterraba e o limão são ricos em oxalatos, substâncias que podem favorecer o surgimento de cálculos renais. “A recomendação é que este grupo mantenha uma frequente e boa hidratação”, afirmou.

Além disso, o suco é relativamente calórico e deve ser incluído no cálculo da ingestão diária, o que é relevante para quem busca controlar o peso.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »