Circula pelas redes sociais um vídeo que utiliza a imagem do médico Drauzio Varella para promover um suposto suplemento alimentar que promete tratar disfunções sexuais, como problemas de ereção e ejaculação precoce. Antes da aparição de Varella, é mostrado um trecho do Jornal da Record no qual a jornalista Camila Busnello supostamente comenta sobre o medicamento. Em seguida, é exibida uma entrevista com Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que recomenda ouvir a suposta fala de Varella sobre o suplemento. É falso. Todas as falas foram manipuladas.
Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:

O único tratamento que eu recomendo, vou falar aqui para você homem que sofre com a ejaculação rápida (…) nós temos um tratamento exclusivo e bastante eficaz (…) Já vou dizer que não vou falar o nome porque se não esse pessoal vai querer falsificar. Então, para sua segurança converse apenas com meu amigo especialista
– Áudio de vídeo publicado no Facebook que, até as 17h do dia 17 de dezembro de 2024, tinha mais de 8,3 mil visualizações
Falso
Drauzio Varella nunca gravou nenhum vídeo recomendando um medicamento para tratar disfunções sexuais.Trata-se de uma deepfake, gravação que usa Inteligência artificial para simular voz e imagem. O vídeo original do médico Drauzio Varella que aparece no conteúdo enganoso não tem qualquer relação com a venda de um produto.
A ferramenta TrueMedia, que utiliza inteligência artificial para analisar deepfakes em vídeos na internet, aponta que há evidências substanciais de manipulação na voz e no rosto de Drauzio Varella no vídeo divulgado nas redes sociais.

A gravação também apresenta alguns indícios de ter sido manipulada com uso de IA. Um deles é o fato de que os movimentos da boca não estão em sincronia com o som. Além disso, a suposta fala do médico não apresenta variações de tom e nem pausas entre uma frase e outra.
O vídeo original, utilizado para criar a peça desinformativa, foi publicado em agosto de 2023 no canal de Drauzio Varella no YouTube. Na gravação, o médico, inclusive, afirma que não faz propaganda de remédios ou tratamentos e que criminosos utilizam até de Inteligência Artificial (IA) para recriar a sua voz e vender falsos tratamentos.

Na peça desinformativa ainda aparecem trechos manipulados do Jornal da Record 24 Horas e de uma entrevista concedida por Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, à CNN Brasil. No vídeo original do JR 24 Horas, exibido em setembro deste ano, a jornalista Camila Busnello tratou de uma tentativa de assalto e da morte de um criminoso. Já na entrevista de Torres à CNN Brasil, exibida em setembro de 2020, o diretor solicitava que a população se vacinasse assim que a vacina contra a Covid-19 fosse aprovada no Brasil. Em nenhum dos programas foi exibida a indicação de um tratamento para problemas sexuais.
Vale pontuar que Drauzio Varella já fez uma série de alertas e publicações informando que não faz propagandas de medicamentos ou tratamentos de saúde. Em uma publicação no Instagram, o perfil de Drauzio diz que tem recebido diversas mensagens de um suposto medicamento para tratar o sintoma e reitera que o médico “não faz, e nunca fará, propaganda de remédios ou tratamentos pelas redes sociais ou televisão”.
O médico é um alvo recorrente de conteúdos desinformativos e de deepfake. Na Lupa, já foram publicadas verificações que desmentem conteúdos que vendem desde remédio para impotência sexual até suplementos para tratar dores articulares falsamente atribuídos ao médico.