Dois seminários “Observações” especiais marcam os 15 anos do Observatório da Mídia

Publicado originalmente em Observatório da Mídia UFES. Para acessar, clique aqui.

As próximas duas edições dos Seminários “Observações” – 29 Out. e 25 Nov. – serão completamente dedicadas às comemorações dos 15 anos do Observatório da Mídia. E para isso, foram convidadas participações especiais de pessoas que colaboraram direta ou indiretamente para esta trajetória dedicada ao acompanhamento das questões de direitos humanos e à leitura crítica nas/das mídias, à produção de reflexões aprofundadas e à formação de profissionais que colaboraram para uma forma diferenciada de se fazer comunicação, educação e militância cidadã.

Como o Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência teve duas sedes ao longo de sua história, de 2006 a 2009, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e a partir de 2009, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), os seminários tentarão dar conta de resgatar parte das atividades realizadas a partir dos dois estados. Para isso, nesta quinta-feira, 28 de outubro, a partir das 19 horas, estarão presentes Ana Veloso (ObMídia/UFPE), Aline Lucena (Amaru/UFRN) e Mariana Martins (EBC e Intervozes), com a mediação de um dos coordenadores e fundadores do Observatório, o professor Edgard Rebouças.

Já no dia 25 de novembro, para falarem sobre a fase capixaba do Observatório da Mídia, as convidadas são Luma Poletti Dutra (UnB), Marlialina Antolini (Michigan State Univ.), Luanna Esteves (TV Gazeta) e Itamara Walerio (Agência Storm); a mediação desta vez será do também coordenador do Observatório, o professor Rafael Paes Henriques. Este evento será integrante da programação do 7º Seminário Comunicação e Territorialidades, organizado pelo PósCom-Ufes(link is external).

Além das falas das convidadas que vivenciaram diretamente várias das pesquisas e ações do Observatório ao longo dos últimos anos, seja na Extensão, na Iniciação Científica, no Mestrado ou no Doutorado, as duas próximas edições dos Seminários “Observações” também contarão com depoimentos de pessoas que acompanharam de perto algumas das atividades desenvolvidas, entre elas o professor da ECA/USP Eugênio Bucci, o ex-ouvidor-geral da União José Eduardo Elias Romão, a secretária de Comunicação de Olinda Patrícia Cunha, o coordenador do objetos/UFSC Rogério Christofoletti, o subprocurador-geral da República aposentado Domingos Dresch da Silveira, o ex-procurador-geral de Justiça de Pernambuco Francisco Sales de Albuquerque, o coordenador do MNDH Gilmar Ferreira, o presidente da Socicom Fernando de Oliveira Paulino, o presidente da Intercom Giovandro Ferreira e a coordenadora da RNCD Ana Regina Rêgo.

Os Seminários “Observações” têm sido realizados ao vivo sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês e já abordaram, entre outros, temas como “Informação e Saúde(link is external)”, “Comunicação e Mulheres(link is external)”, “Jornalismo e Sociedade(link is external)” e “Publicidade, Propaganda e Territorialidades(link is external)”. Todas as edições a partir de fevereiro de 2021 estão disponíveis no canal no YouTube do Observatório da Mídia. Esta ação de extensão é uma das mais longevas do Observatório da Mídia, tendo sido iniciada em novembro de 2009, com o tema “Mídia e Psicologia”.  

Agende-se! Não é preciso se inscrever – a participação é aberta gratuitamente a todas as pessoas. Quem quiser receber certificado de participação só precisa preencher, em pelo menos três edições do “Observações”, o formulário de presença que é disponibilizado durante o evento. Para não perder nenhuma novidade do Observatório da Mídia, assine o informativo eletrônico enviado via e-mail e acompanhe as suas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste