Doação de ossadas é realizada há mais de uma década por projeto social

Publicado originalmente em Agência Lupa por Maiquel Rosauro. Para acessar, clique aqui.

Vídeo nas redes sociais mostra um homem distribuindo ossadas para a população. “Olá pessoal, hoje é dia 17 de janeiro de 2025”, diz o homem. A legenda que acompanha o vídeo diz “a fila do osso continua no Nordeste”, indicando que é uma ação recente. Falta contexto.

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

A fila do osso continua no Nordeste”

– Texto em vídeo que circula nas redes sociais

Falta contexto

Uma busca reversa pelas imagens indicou que o vídeo foi originalmente postado por um morador de Fortaleza-CE chamado Márcio Cocão, em seu perfil no Instagram, durante uma distribuição de ossadas. Ele lidera uma associação que realiza trabalhos sociais desde 2010.

“Tenho esse projeto social há 14 anos. Em janeiro agora, está fazendo 15 anos em que ajudo o povo, seja doação de sopão, verdura, pão, ossada, cabeça de peixe, festa das crianças, cadeiras de rodas e várias outras atividades de doação”, afirma Cocão em áudio enviado à Lupa via WhatsApp.

Lupa localizou ações sociais de Cocão desde o ano de 2017, no Facebook (doação de feijão) e no YouTube (doação de cabeças de peixe).

Esse conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica e Reuters.

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »