Discussão: “É fato ou fake? Técnicas de checagem para quem não tem budget ou equipe”

Publicado originalmente em instagram de Negócio da Comunicação. Para acessar, clique aqui.

O impacto da desinformação na sociedade é cada vez mais visível e preocupante. A disseminação de fake news tem gerado consequências irreversíveis. A imprensa desempenha um papel fundamental no combate à desinformação, sendo responsável por zelar pela veracidade dos fatos e orientar seus leitores. No entanto, a credibilidade da imprensa é questionada quando informações falsas são divulgadas, gerando insegurança e dúvida na sociedade.

As comunidades regionais são especialmente afetadas pelas fake news, que muitas vezes são divulgadas com o objetivo de causar medo e insegurança, gerando instabilidade e desconfiança. Por isso, é essencial que os jornalistas aprendam os princípios básicos de fact-checking.

Nesse painel, especialistas e jornalistas compartilham suas experiências na identificação de informações falsas, apontam as boas práticas utilizadas por grandes veículos e que podem ser adaptadas sem grandes investimentos. Eles também discutem os desafios enfrentados pelos veículos menores, as oportunidades de parcerias com agências de checagem, a disponibilidade de ferramentas gratuitas e a importância de promover a educação midiática do público.

📌Conheça mais sobre esse e outros painéis do 5º Fórum de Jornalismo Especializado, Regional e Comunitário. Para ficar por dentro das discussões, acesse o link na BIO e inscreva-se.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste