Discussão “ChatGPT e os impactos da inteligência artificial na educação” nesta quinta (30/3) às 17h30

Mais informações, acesse o site do Instituto Humanitas Unisinos.

Ministrantes: Prof. Dr. Yuri Oliveira de Lima – UFRJ e Prof. Dr. Pedro Henrique Castro – UERJ

⏰30/03 | 17h30min às 19h

Yuri Oliveira de Lima é Engenheiro de Produção, mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ e doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado na COPPE/UFRJ no projeto “COVID-19 e Automação: modelo de suporte à transição profissional de trabalhadores desempregados”.

Em 2016, ajudou a fundar o Laboratório do Futuro (COPPE/UFRJ), um grupo com mais de 20 pesquisadores interessados em explorar temas como o futuro das cidades, do governo, da ciência e do trabalho. No Laboratório, Yuri coordena a linha de pesquisa “Futuro do Trabalho” tendo publicado artigos e relatórios técnicos, organizado eventos e dado palestras e entrevistas sobre o tema.

Sua pesquisa sobre o Futuro do Trabalho envolve temas como o impacto da automação no Brasil, novas formas de trabalho, prospecção de cenários futuros do trabalho, gestão algorítmica, avaliação tecnológica e requalificação profissional. Em 2019, fundou a LABORe, um negócio de impacto social que utiliza a ciência de dados para ajudar gestores públicos, empresas e indivíduos a entender o mundo do trabalho e tomar melhores decisões. Atua também como Assessor do Conselho Diretor da Lemobs, startup que fornece software para a gestão pública.

Pedro Henrique Castro é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – CAp/UERJ. Doutor em Educação Universidade Federal do Rio de Janeiro – FE/UFRJ. Licenciado e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – EEFD/UFRJ. Atua em temas de pesquisa relacionados às áreas: didática, formação de professores e currículo. Tem experiência nos ensinos superior e básico, gestão de cursos de pós-graduação e coordenação de graduação. Atua, ainda, enquanto avaliador de cursos do Ministério da Educação, elaborador de concursos públicos e elaborador de projetos pedagógicos educacionais.

Participa nas atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas no Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE), da EEFD/UFRJ, e também, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED), FE/UFRJ.

Áreas de atuação: formação de professores, docência, epistemologia da educação física, sociologia do corpo e metodologia da pesquisa. Especificamente, está vinculado aos Projetos de Pesquisa “Concepções e práticas didáticas de egressos de cursos de Licenciatura”(GEPED/FE/UFRJ) e “Panorama da produção científica em Educação Física no novo milênio” (NESPEFE/EEFD/UFRJ)

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste