Dicas para não cair numa fake news

Publicado originalmente em instagram de PUC Check. Para conferir o post, clique aqui.

Visto que há tantas maneiras pelas quais podemos ser enganados. Preparamos algumas dicas para você se proteger.

????Desconfie de tudo sempre.
Chamada muito alarmista? Uma imagem muito chocante? Desconfie. Textos em caixa alta, com exclamações, também devem ligar seu radar. Assim como veículos desconhecidos ou conteúdo sem fonte.
Se a informação te causou uma reação emocional muito grande, pare e reflita. Informações enganosas brincam com os sentimentos propositalmente.

????Pesquise.
Há outras fontes confiáveis falando sobre o assunto? Quando a notícia é falsa, ela pede que o receptor acredite nela sem fornecer provas, como links, documentos e fontes confiáveis, ou demonstração de como foi o processo de apuração. Nunca confie em uma única fonte; sempre se informe por diferentes canais.

????Atenção aos detalhes.
Fotos e vídeos podem ser manipulados. Outra tática comum é usar símbolos conhecidos do público para propagar informações enganosas, como simular ser a página de uma agência de informações famosa ou site do governo.
Então, tenha atenção a todos os detalhes em cada elemento que compõe o conteúdo.
Outro elemento para se analisar é o contexto. Há muitas sátiras, por exemplo, que, ao saírem de sua bolha originária, perdem o sentido pois aqueles fora daquele círculo restrito desconhecem os elementos que a tornam engraçada.

????Não confunda opinião com fato.
Um relatório divulgado em maio/2021 pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que 67% dos estudantes brasileiros não sabem diferenciar opinião de fato. Interpretar um texto é fundamental.

Esse texto sobre educação midiática e tantos outros estão no nosso manual, para acessá-lo basta clicar no link da bio????????

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste