Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.
Circula nas redes sociais um vídeo em que a deputada María Elvira Salazar, dos Estados Unidos, critica o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que ele restringiu a liberdade dos brasileiros e atacou o empresário Elon Musk. O vídeo tem sido compartilhado como se fosse atual, no entanto, falta contexto.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa?:
Essa foi boa. Deputada Norte Americana chamou Alexandre de Moraes de “IDIOTA ÚTIL AO SOCIALISMO BRASILEIRO”
– Legenda do vídeo que circula nas redes sociais
Falta contexto
O vídeo da deputada María Elvira Salazar criticando e insultando o ministro Alexandre de Moraes tem sido compartilhado recentemente como se tivesse sido gravado no contexto da suspensão do X (antigo Twitter), determinada pelo magistrado do STF em 30 de agosto. No entanto, o conteúdo é antigo – foi gravado em maio deste ano.
No dia 7 de maio, durante uma sessão da Comissão de Assuntos Exteriores do Congresso dos Estados Unidos, a parlamentar exibiu uma foto de Alexandre de Moraes enquanto criticava as ações do ministro sobre a derrubada de posts desinformativos. Ela disse que o ministro solicitou a queda de posts que associavam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao presidente da Nicarágua, Daniel Ortega.
Nas redes sociais, outras publicações feitas no início de setembro afirmaram que María Elvira Salazar teria “acabado de publicar” o vídeo. De fato, a deputada estadunidense compartilhou gravação no dia 29 de agosto no X. Na legenda do post, no entanto, ela sinaliza que se trata de uma filmagem de três meses atrás.
Todos os conteúdos da Lupa são gratuitos, mas precisamos da sua ajuda para seguir dessa forma. Clique aqui para fazer parte do Contexto e apoiar o nosso trabalho contra a desinformação.