Deepfake usa imagem de Luciano Hang para promover golpe da ‘promoção de natal’

Publicado originalmente em Agência Lupa por Evelyn Fagundes. Para acessar, clique aqui.

Circula nas redes sociais um vídeo em que mostra a imagem de Luciano Hang, proprietário da rede de lojas Havan, afirmando que a empresa está realizando uma grande ação de natal em que os clientes poderão girar uma roleta e, dependendo da sorte, ganhar eletrodomésticos gratuitamente. É falso. Trata-se de um golpe. 

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​: 

Está decretado que o natal na Havan vai ter descontos de até 100%. E não é brincadeira. Você pode levar pra casa um Iphone, uma geladeira Brastemp, ou até mesmo Smart Tv sem pagar 1 centavo. Para essa promoção especial, criei uma roleta única. Basta girar e descobrir na hora o desconto ou prêmio que você pode ganhar. Mas fique atento, os prêmios são limitados e quando acabarem a chance também termina. Não perca tempo. Clique agora, gire a roleta e veja se hoje é o dia em que você vai ganhar um super prêmio. Não deixe para amanhã, porque quando acabar não tem volta. Aproveite a chance extraordinária enquanto ainda dá tempo.

– Transcrição do vídeo que circula nas redes sociais

Falso

O vídeo não é verdadeiro e, sim, uma criação feita a partir de deepfake. O link que acompanha o post falso leva para um site que não tem relação alguma com a Havan e, além disso, promove um golpe em que ao escolher um item para ser adquirido, o usuário precisa pagar a taxa do frete, que não representa segurança alguma, pois o produto não será entregue. 

Lupa encontrou, no Facebook,  diferentes versões desse golpe. No entanto, todos os vídeos têm a mesma narrativa, ainda que utilizem gravações distintas de Luciano Hang – que são manipuladas com IA – ou roteiros variados. Em todos os conteúdos, é afirmado que o proprietário da Havan lançou uma “roleta premiada” em que o usuário pode testar sua sorte e verificar se consegue mercadorias de graça. 

No vídeo analisado nesta verificação, a Lupa identificou que a gravação original foi publicada por Hang na sua conta de Instagram. No vídeo, o empresário diz que está em Singapura e discorre sobre a economia e o meio ambiente do país. A filmagem não tem qualquer relação com a falsa promoção. 

Além disso, a Lupa também identificou, nas redes sociais de Hang, um outro vídeo que foi utilizado e manipulado para aplicar o golpe da “roleta premiada”. No conteúdo que circula nas redes, o empresário aparece na frente de um caminhão que possui decoração natalina. Os criadores do vídeo falso se aproveitaram disso e, por meio de deepfake, fizeram com que Luciano Hang afirmasse que ele preparou uma oferta de natal. No entanto, na filmagem original publicada pelo proprietário da Havan, é dito que a carreata de natal irá passar pelo Vale do Taquari (RS). Não é mencionada qualquer promoção de 100% de desconto que pode ser acessada pelo site da Havan.

Funcionamento do golpe

Ao acessar o link que acompanha o post falso no Facebook, o usuário é redirecionado para um site que conta com um questionário sobre a loja Havan. O portal sugere que para ganhar os prêmios é necessário responder às perguntas. No entanto, conforme a Lupa verificou, apenas ao clicar em “Próximo” a página avança para as próximas etapas e, depois da quinta pergunta, é concedido acesso para girar a “roleta premiada”. 

Site falso exibe um quiz para ser respondido

Ao girar a roleta pela primeira vez, o site afirma que não foi possível adquirir nenhum prêmio, mas concede uma “segunda tentativa” que, por sua vez, alega que o usuário foi recompensado com 100% de desconto e pode escolher mercadorias de forma gratuita no site da empresa. 

Capturas do site mostram a “roleta premiada” e os itens disponíveis para serem escolhidos

No site falso, são exibidos itens como celulares, fogões, tablets, caixas de som, geladeiras e até uma air fryer. Todos “de graça”. Ao selecionar um item, o usuário é redirecionado para uma página de pagamentos onde a mercadoria aparece com o preço zerado, no entanto, é necessário pagar uma taxa pelo frete. 

O valor do item selecionado é nulo, no entanto, o site exige o pagamento do frete

Os valores do falso frete variam entre R$ 37,71 a R$ 49,82. Para fazer o pagamento dessa tarifa, é necessário que a transação seja feita com Pix. E é aí que está o golpe. O pagamento desse valor não representa segurança alguma, o dinheiro é redirecionado para os golpistas e a vítima não receberá o que foi prometido. 

No Facebook, diversos usuários reclamaram do não recebimento dos produtos. “Quero minha geladeira” e “Escolhi um tablet da Samsung, só que até agora não veio” são algumas das respostas. Outras pessoas, que chegam a acreditar que Luciano Hang fez o vídeo, afirmam: “Mentiroso. Não dou mais nenhum centavo para você”. Um usuário alerta: “Liguei na Havan e me disseram que estão usando a imagem do dono da Havan”. 

Comentários das vítimas que reclamam sobre o golpe

Compartilhe:

Os comentários estão desativados.

Language »