Curso sobre comunicação pública e podcast sobre a EBC são disponibilizados à comunidade acadêmica

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

Realizado entre os dias 6 e 9 de abril, o curso “Comunicação pública: fortalecimento da sociedade e da democracia” discutiu com especialistas da academia e da sociedade civil a relevância da Comunicação Pública para um ambiente democrático e destacar a importância da EBC no cenário de concentração midiática brasileira.

O curso foi promovido pela Frente em defesa da EBC e da Comunicação Pública em parceria com o Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência da Universidade Federal Fluminense (Emerge/UFF) e integra a campanha #FicaEBC, uma mobilização da Frente contra a privatização da EBC e que foi oficializada no dia 9 de abril, que foi também o último dia do curso.

aula inaugural, realizada no dia 30 de março, contou com a presença da conselheira cassada da EBC e membro da comissão de empregados da empresa pública, Akemi Nitahara e os professores Fernando Paulino (LaPCom-UnB), Pedro Aguiar (UFF) e Adilson Cabral (Emerge/UFF) e discutiu o papel da EBC e a importância da comunicação pública no Brasil.

As aulas seguintes, realizadas entre os dias 6 e 9 desse mês, reuniram nomes como os professores da ECA-USP Laurindo Leal Filho, da Universidade do Minho (Portugal) Elsa Costa e Silva, o cineasta Joel Zito Araújo e as jornalistas Rita Freire e Tereza Cruvinel. Os convidados discutiram temas como conceitos da comunicação pública, democratização da mídia e experiências nacionais e internacionais de comunicação pública e todas as atividades do curso podem ser acessadas nas plataformas Anchor e YouTube, conforme os links a seguir:

Aula 1 – Comunicação pública: conceitos, diretrizes internacionais e criação da EBC
Palestrantes: Murilo César Ramos, professor emérito da UnB e ex-conselheiro da EBC; e Tereza Cruvinel, jornalista e primeira presidente da EBC.

Assista a essa aula no YouTube ou ouça o podcast na Anchor

Aula 2 – Desmonte e Resistências: participação social e democratização da mídia
Palestrantes: Joel Zito Araújo, cineasta, conselheiro cassado da EBC; Rita Freire, jornalista, ex-presidenta do Conselho Curador da EBC; Laurindo Leal Filho, professor aposentado da ECA/USP e primeiro Ouvidor-geral da EBC; Beth Costa, diretora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação.

Assista a essa aula no YouTube ou ouça o podcast na Anchor

Aula 3 – E lá fora? Visões e práticas internacionais da comunicação pública
Palestrantes: Elsa Costa e Silva, professora da Universidade do Minho (Portugal); e Edgard Rebouças, professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

Assista a essa aula no YouTube ou ouça o podcast na Anchor

Aula 4 – No Brasil: redes de comunicação pública e a EBC
Palestrantes: Ivonete Lopes, professora da Universidade Federal de Viçosa; Cláudia Lemos, presidente da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública) e professora do Cefor/Câmara dos Deputados; Mara Régia, jornalista e radialista da EBC, criadora do programa Viva Maria.

Assista a essa aula no YouTube ou ouça o podcast na Anchor

Podcast sobre a EBC destaca o processo de fortalecimento e desmonte da empresa

Outra iniciativa em resposta à ameaça de venda ou extinção da EBC foi do Laboratório de Estudos sobre Comunicação e Crise do Capitalismo da Universidade Estadual de Londrina (CUBO/UEL) e do Grupo de Pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação da Universidade Federal de Alagoas (CEPCOM/UFAL), que decidiram lançar o programa “Cutucando os Dados” dedicando o primeiro episódio à Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Nele, o professor Anderson Santos apresenta o conglomerado público-estatal criado em 2007 e os ataques que vêm sofrendo desde 2016. Destaca, também, as mobilizações que surgiram desde então em defesa da estatal, como a “Carta em defesa da comunicação pública e pela retirada da EBC do Programa Nacional de Desestatização”, que pode ser lida na íntegra na matéria do OBCOMP sobre o assunto (clique aqui para acessar).

O podcast está disponível para acesso nas plataformas de streaming Spotify e Anchor.

Conheça também as iniciativas da sociedade civil e política em relação a defesa da EBC e contra sua privatização.

*Foto: Reprodução/Canal do EMERGE no YouTube

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste