Curso Jornalismo e Educação Midiática no combate à desinformação (on-line)

Para realizar a inscrição do evento, acesse aqui.

Descrição do evento

Curso on-line Jornalismo e Educação Midiática no combate à desinformação


Datas: 6,13, 20 e 27 de abril de 2024 (sábados)

Horário: Das 9h às 12h.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em parceria com o programa De Olho na Rede oferecem o curso JORNALISMO E EDUCAÇÃO MIDIÁTICA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO.

Voltada a jornalistas, esta formação visa contribuir para o trabalho na mídia, na perspectiva da sociedade.  Aborda temas como: a relação da Educação Midiática com o Jornalismo; Fake News e desinformação; Eixos da Educação Midiática; Cidadania digital, infodemia, educomunicação, entre outros.

O curso:

– Valoriza a potencialidade do trabalho jornalístico no combate à desinformação.

– Discute a educação midiática em seus conceitos e práticas e aplicação de suas habilidades no combate à desinformação.

– Trabalha os eixos da escrita, da leitura, da literacia, da participação nos canais de mídia e do  compartilhamento.

– Discute a função social do jornalismo na democracia e a responsabilização da sociedade como  um todo nos ecossistemas informacionais, sejam eles digitais ou não.

Datas: 6, 13, 20 e 27 de abril (sábados), das 9h às 12h.

Carga horária: 12 horas

Investimento:

– R$ 20,00 para jornalistas sindicalizados e estudantes de jornalismo

– R$ 40,00 para jornalistas não sindicalizados

ATENÇÃO:

Jornalistas sindicalizados e estudantes de jornalismo precisam enviar a carteirinha ou outro documentos comprobatório no ato de inscrição. 

Benefícios: certificado aos participantes que tiverem 75% de presença e material do curso

Docentes:

Ivone Rocha

Jornalista de formação, mestre em políticas públicas e doutoranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR/UFSC) e integra o Grupo de Pesquisas CNPq Nephi-Jor. É especialista em mídia digital e pesquisadora em educação midiática e educomunicação.

Naia Veneranda

Jornalista, tradutora, mestre em Estudos da Tradução pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com especializações em Língua, Literatura e Semiótica e especialista em Gestão de Comunicação em Hipermídia.

A FENAJ na luta pela liberdade e pela ética no jornalismo

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) está efetivamente incorporada às lutas em defesa dos jornalistas e do jornalismo no Brasil. Criada 20 de setembro de 1946, a FENAJ sempre se destacou na longa e árdua jornada pela adoção de regras que organizassem a profissão e garantissem para a sociedade acesso público à informação ética e plural. Com mais de 40 mil jornalistas associados aos seus 27 sindicatos estaduais e quatro municipais, a Federação tem dado demonstrações históricas de preocupação com a liberdade na comunicação e com a democracia como valor inalienável do cidadão sem abrir mão de sua missão principal de lutar por melhores condições de vida e trabalho para os jornalistas profissionais.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste