Cuba: um bloqueio econômico sem paralelo na história

Publicado originalmente em Brasil de Fato. Para acessar, clique aqui.

País leva pela 30ª vez à Assembleia Geral da ONU documento no qual demonstra a necessidade de acabar com o bloqueio

É impossível para alguém em sã consciência e com um senso elementar de humanidade pensar que o bloqueio econômico, financeiro e comercial que os Estados Unidos mantêm e reforçam contra Cuba há mais de 60 anos não existe. Os dados e fatos são esmagadores.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parrilla, em recente conferência perante a imprensa, informou que Cuba levaria pela trigésima vez à Assembleia Geral das Nações Unidas um documento no qual demonstra a necessidade de acabar com o bloqueio contra Cuba, debatido nestes dias 2 e 3 de novembro. 

O relatório detalha que entre agosto de 2021 e fevereiro de 2022, as perdas causadas pelo bloqueio foram de 3,806 bilhões de dólares, um recorde histórico para um período de apenas sete meses. O Produto Interno Bruto de Cuba, segundo dados muito conservadores, poderia ter crescido, apesar das circunstâncias adversas que a economia cubana enfrenta, 4,5% nesse período, se essas medidas não tivessem sido aplicadas.

Acrescenta que, nos primeiros 14 meses do governo Joe Biden, os prejuízos causados ​​pelo bloqueio chegam a 6,364 bilhões de dólares, ou seja, mais de 454 milhões de dólares por mês. Nos 60 anos decorridos, a preços correntes, os danos acumulados totalizam 154,217 bilhões de dólares.

Quanto ao valor de uma onça de ouro, levando em conta a depreciação, os danos acumulados atingem a enorme quantia de 1.391.111.000 dólares (ou 1,391 bilhão de dólares). Um número exorbitante para uma economia pequena, sem grandes recursos naturais e uma nação subdesenvolvida.

O líder da Revolução, Comandante em Chefe Fidel Castro, referiu-se várias vezes a esta medida criminosa: “O bloqueio é mais do que proibir a venda de mercadorias dos Estados Unidos, impedir a compra ou venda nos Estados Unidos, é uma pressão feroz e uma perseguição feroz para nos impedir de realizar operações comerciais de qualquer tipo, e todo esse imenso poder se concentra hoje contra nosso país”.

Em outro discurso, afirmou: “Para nós, a questão de acabar com o bloqueio em troca de concessões políticas, concessões que correspondem à soberania do nosso país, é inaceitável. É absolutamente inaceitável, é ultrajante, é irritante e, na verdade, preferimos perecer do que desistir de nossa soberania”.

Os Estados Unidos foram guiados todos esses anos pelo memorando redigido em 6 de abril de 1960 pelo subsecretário de Estado Lester Mallory ao então presidente D. Eisenhower, no qual afirmava: “A maioria dos cubanos apoia Castro…a única forma previsível de reduzir o seu apoio interno é através do desencanto e da insatisfação decorrentes do mal-estar econômico e das dificuldades materiais”… E desta forma “provocar fome e desespero e a derrubada do Governo”.

O bloqueio viola flagrantemente o direito internacional e, em particular, a liberdade de comércio e investimento. Nega créditos e ajudas financeiras a países e entidades que cooperam com Cuba e estabelece que as empresas de qualquer país do mundo que tenham negócios com a Ilha podem estar sujeitas a represálias legais. Ele ainda proíbe potenciais investidores de entrar nos Estados Unidos.

Trump reforçou o bloqueio com 243 novas medidas e nada fez para flexibilizá-lo por motivos humanitários diante do avanço da pandemia global. Ao contrário, promoveu uma campanha midiática de descrédito contra os médicos cubanos, multiplicou os projetos de subversão interna e fez todo o possível para impedir a aquisição de medicamentos, meios de proteção, exames diagnósticos e insumos básicos destinados ao combate à epidemia e à fabricação de vacinas na ilha.

Em seu discurso, o chanceler cubano destacou que, nesse sentido, a política do presidente Joseph Biden contra a Ilha “é infelizmente e inercialmente a mesma do governo do Partido Republicano. Nenhuma mudança foi feita nessa política”.

Atualmente, todas as receitas, todas as fontes de financiamento e abastecimento do país continuam sendo perseguidas, de modo que o bloqueio é o elemento central que define a natureza da política dos Estados Unidos em relação a Cuba.

Embora a mídia hegemônica ignore os efeitos dessas medidas, a verdade é que Cuba não pode adquirir tecnologias, equipamentos, peças, tecnologias digitais ou softwares que tenham pelo menos 10% de componentes americanos, o que gera impactos diretos, como o da falta de moeda estrangeira para garantir o abastecimento.

Empresas de navegação e navios contratados para importar combustível e outros suprimentos vitais são perseguidos sob ameaça de sanções. Multas multimilionárias são impostas a bancos internacionais pela menor transação envolvendo Cuba.

Durante o VIII Congresso do Partido Comunista, o general do Exército Raúl Castro descreveu o bloqueio como “a guerra econômica mais abrangente, desigual e prolongada que foi desencadeada contra qualquer nação”.

Certamente no início de novembro, quando Cuba apresentar pela trigésima vez à Assembleia Geral da ONU o relatório sobre a necessidade de acabar com o bloqueio contra a Ilha, a esmagadora maioria de seus membros votará novamente para eliminá-lo. 

Embora o arrogante e decadente império estadunidense ignore esse pedido universal e continue apegado à ideia de derrubar o governo revolucionário com essas medidas perversas, desumanas e prejudiciais, Cuba continuará resistindo aos ataques como faz há mais de 60 anos. 

*Jornalista cubano. Escreve para o jornal Juventud Rebelde e para o semanário Options. É autor de “Emigração cubana nos Estados Unidos”, “Histórias secretas de médicos cubanos na África” e “Miami, dinheiro sujo”, entre outros.

**Este é um artigo de opinião e a visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

Edição: Glauco Faria

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste