Crise Humanitária: Veja como ajudar o povo Yanomami

Publicado originalmente em Rede Amazoom. Para acessar, clique aqui.

Os povos indígenas de Roraima sofrem com a desnutrição, doenças e perseguição decorrentes do garimpo ilegal em seus territórios.

A crise humanitária vivida pelos indígenas em Roraima levou o Governo Federal a decretar Situação de “emergência de saúde” no Território Yanomami, no último sábado (21 de janeiro), durante a visita do presidente Lula ao estado. Assim, diversas instituições têm criado campanhas com o intuito de enviar ajuda para minimizar os danos sofridos pelos indígenas ao longo dos últimos anos.

O vice-presidente da Hutukara Associação Yanomami (HAY), Dário Kopenawa Yanomami, afirmou que a situação que o povo Yanomami vive agora não é algo recente, e sim, derivada do que vem ocorrendo durante os últimos quatro anos.

Nós, como representantes da Hutukara Associação Yanomami (HAY), já avisamos todos os governos anteriores e sociedade brasileira. Também já alertamos, antes de acontecer isso, nessa gravidade. Isso não é novidade! Isso não é de hoje! A gente está enfrentando isso! Já falamos há muito tempo!

Mas agora é uma situação muito grave! O que está acontecendo hoje em dia é muito grave. E o principal vetor, do que está acontecendo, é principalmente a atividade do garimpo ilegal na Terra Yanomami.

Dário faz questão de frisar que hoje já são mais de 20.000 garimpeiros ilegais presentes na Terra Yanomami. A liderança indígena também faz alerta para àqueles que tentam dissociar a questão do garimpo ilegal da situação crítica vivida pelos Yanomami atualmente:

Queria dizer bem claramente: nós não estamos morrendo de fome! Os Yanomami estão doentes! De malária; de gripe; de COVID-19. Estão contaminados por mercúrio! Os Yanomami estão tomando água suja! Os Yanomami estão abandonados e sem assistência! Porque a presença do garimpo é muito forte!

Por isso os nossos parentes, nossos irmãos Yanomami estão desnutridos! Porque os pais e as mães não estão conseguindo cuidar dos seus filhos! Porque os pais e as mães estão todos doentes! Porque há uma doença muito grande na Terra Yanomami!

Visita do Presidente Lula

O vice-presidente da (HAY), em sua avaliação da visita do Presidente Lula à Roraima, destacou que foi muito importante o Presidente se preocupar em ver a situação do Povo Yanomami in loco e para ouvir as lideranças locais, principalmente o líder Davi Kopenawa Yanomami.

Foi muito importante, na semana passada, a vinda presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para conhecer a realidade das crianças Yanomami aqui no estado de Roraima. E, para ver como está a situação! Qual é a real situação! Porque era diferente quando ele via nas redes sociais, nas mídias e nas televisões. Ele não acreditava! Mas, quando ele veio aqui, ele viu: quantas crianças estão desnutridas?! quantas crianças estão doentes?! quantas crianças estão sofrendo na Terra Yanomami?!

Campanhas

Dário Kopenawa, em sua fala, também agradece à população brasileira que “está ouvindo a voz do Povo Yanomami”, mas também pede apoio da sociedade para atacar, com medidas emergenciais, o problema que assola os indígenas do extremo norte do Brasil.

“Nós Yanomami estamos fazendo uma Campanha sobre a doação de arrecadações, de recursos humanos, de recursos de dinheiro e de apoio. A gente está fazendo uma grande mobilização, com os outros nossos parceiros. Para a população brasileira apoiar nisso que nós estamos sofrendo. É uma situação muito grave! Não é de hoje!

A Associação Ypasali Sanuma da Terra Yanomami está pedindo doações e apoio; a Urihi Associação Yanomami, da região do Surucucu está pedindo apoio; e a Hutukara Associação Yanomami está pedindo apoio, aos Yanomami como um todo. declarou Kopenawa.

Veja quais instituições estão mobilizando ajuda e como você pode participar:

Conselho Indígena de Roraima (CIR)

O CIR é uma organização criada em 1970 com o objetivo de lutar pela garantia dos direitos assegurados na Constituição Federal e o fortalecimento da autonomia dos povos indígenas em Roraima.

O Conselho divulgou através do site oficial e redes sociais a campanha SOS Yanomami de arrecadações de alimentos e remédio, as doações podem ser feitas através do PIX: conselhodaf@gmail.com.

Hutukara Associação Yanomami (HAY)

A Hutukara foi fundada em 2004, na aldeia Watoriki, onde fornece informações e projetos sobre o povo Yanomami em seu site oficial.

As doações para a Associação podem acontecer por meio do PIX CNPJ: 07.615.695/0001-65. E, também aos seus parceiros a Associação Ypasali Sanuma através do PIX CNPJ: 34.141.441/0001-25 e Uihiri Associação Yanomami no PIX CNPJ: 34.807.578/0001-76.

CUFA e FNA

Já a Central Única das Favelas – CUFA é uma organização brasileira, fundada em 1999, por jovens negros da favela Cidade de Deus. Atuando na articulação de políticas de desenvolvimento sustentável racional, hoje está presente em todos os estados brasileiros e em outros 15 países.

O movimento Frente Nacional Anti-Racista (FNA) agrega centenas de coletivos e organizações da sociedade civil que se reuniram para falar pelo povo. O objetivo é promover a ampla participação da comunidade negra no debate político e econômico brasileiro. A FNA, em parceria com a CUFA e iFood News Brasil, uniu forças para arrecadar doações e levar alimentos para as famílias Yanomami em Roraima. As doações podem ser feitas por meio do PIX: doacoes@cufa.org.br, vakinha ou pelo aplicativo iFood.

Os recursos arrecadado serão revertidos, prioritariamente, em alimentação, ferramentas para melhoria das roças e frete aéreo para envio das doações.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste