Publicado originalmente em instagram de Rádio Paulo Freire. Para acessar, clique aqui.
Em 29 de setembro de 1963, nasceu na Universidade do Recife, hoje UFPE, a Rádio Universidade, fruto do desejo do pedagogo Paulo Freire de expandir seu projeto de educação popular e democratização da cultura como parte do Serviço de Extensão Cultural (SEC), onde ele consolidou seu “método” de alfabetização de adultos. Esse projeto foi interrompido, ao menos institucionalmente, com o Golpe de 64, quando Paulo Freire foi exilado e seu trabalho considerado subversivo.
Hoje, sessenta anos depois, a Rádio Universidade, agora batizada de Rádio Paulo Freire, persiste na luta a favor da democratização da cultura como uma rádio escola. Para homenagear toda esta história, o Departamento de Comunicação (DCOM), com apoio do Núcleo de Televisão e Rádios Universitárias (NTVRU) e da Superintendência de Comunicação (SUPERCOM), realiza na próxima quarta-feira, 09 de agosto, das 9 às 12 horas, no Miniauditório 2 do Centro de Artes e Comunicação, o Seminário “60 anos da Rádio que Paulo Freire sonhou: diálogo do passado com o futuro”.
Neste seminário, será lançado o selo comemorativo, juntamente com ações em torno da história da Rádio e os resultados de uma pesquisa que buscou recuperar a proposta de uma comunicação emancipatória que Paulo Freire desenhou, e que hoje a Rádio sonha para o seu futuro.
O evento é aberto para todos, contamos com sua presença!