Conteúdos falsos criam narrativa de que Lula foi trocado por sósia

Publicado originalmente em Agência Lupa por Renan Cavalcante.

Circulam nas redes sociais vídeos e imagens que afirmam que as últimas aparições do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teriam sido feitas por um sósia. Para provar o argumento, materiais audiovisuais mostram Lula com dez dedos na mão esquerda e um suposto sósia tirando uma máscara com o rosto do petista. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

A farsa caiu por terra! […] Após o sumiço do Lula Antigo; a chegada do Lula Novo I (com 9 dedos), a partir do dia 08/11/2022; surgiu ontem, dia 13/11/2022, o Lula Novo II (com 10 dedos), ao lado da Janja, numa reportagem do Fantástico, TV Globo (veja foto).

– Trecho da legenda da imagem encaminhada pelo WhatsApp 

Falso

A informação é falsa. A foto do casal foi publicada na conta de Janja no Instagram no dia 27 de outubro de 2021, data de aniversário do presidente eleito, e foi tirada na frente de um espelho. Logo, a mão de Lula que aparece na imagem é a direita e não a esquerda.

A publicação da foto ocorreu meses antes do casamento de Janja e Lula. Por isso, o anel que aparece na mão do petista é de noivado e não a aliança de casamento. Na conta de Lula no Instagram, uma foto postada no mesmo dia mostra Janja com a mesma roupa e o presidente eleito com o anel no dedo anelar da mão direita.

E essa foto de ontem…o duble tem até 10 dedos…esqueceram esse detalhe…tem algo de errado

– Trecho de tuíte encaminhado pelo WhatsApp

Falso

A imagem foi manipulada digitalmente. Na foto original, publicada na conta do petista no Twitter no dia 8 de novembro de 2022, é possível ver que Lula não tem o dedo mínimo. Na imagem que circula nos grupos de WhatsApp, o mindinho foi incluído, de forma grosseira, com programas de edição de imagem.

Meu deus era só que faltava. Apareceu o 10º dedo do Lula

– Legenda de vídeo encaminhado pelo WhatsApp

Falso

O vídeo, postado originalmente no Tik Tok, mostra um trecho de uma entrevista concedida por Lula. Nele, um homem aponta que o presidente eleito aparece com dez dedos nas mãos e comenta que seria grave se estiverem tentando diplomar um sósia de Lula.

O conteúdo, assim como a foto de Janja e Lula, está espelhado e, na verdade, exibe a mão direita do político – que tem os cinco dedos. O espelhamento é identificado uma vez que o logo da CNN Brasil aparece com as letras ao contrário.

material original foi publicado pela própria CNN Brasil no dia 9 de novembro de 2022 e mostra diversas vezes as duas mãos de Lula, bem como a falta do dedo mínimo.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste