“Confere.aí”: tecnologia aliada a verificação de fake news

A plataforma “Confere aí” corresponde a um medidor de características de desinformação, funcionando da seguinte forma: identificando em notícias a presença de elementos comuns em conteúdos falsos ou enganosos. Basta o usuário colar o link de uma notícia no campo de busca e esperar o resultado.

O projeto é um desenvolvimento tecnológico para checagem de fatos, atualmente focado na criação de um sistema automatizado de verificação de links de notícias e textos aplicando técnicas de inteligência artificial.

A missão é ajudar no monitoramento da qualidade das notícias recebidas, todos os dias, na internet. Com o Confere.ai, o usuário ganha mais autonomia na checagem e ajuda a criar uma cultura de enfrentamento à desinformação na sociedade.

O Confere.ai é uma iniciativa do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, da startup Verific.ai e de pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). O protótipo que originou a ideia foi desenvolvido no Mestrado em Indústrias Criativas da Unicap.

Conheça o projeto acessando o site.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste