Comunicadores da Rede Wakywai recebem formação sobre combate a desinformação

O evento foi realizado pelo Departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), com apoio do Projeto Enraizado na Confiança da Internews.

Foi realizado de 26 a 29 de julho no Centro Regional Lago Caracaranã, região Raposa, terra indígena Raposa Serra do Sol, o Encontros Wakywai, com o tema: “Checando Informações”. O evento foi realizado pelo Departamento de Comunicação do Conselho Indígena de Roraima (CIR), em parceria com o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e do Projeto Enraizado na Confiança, da Internews.

A oficina teve como principal objetivo, fortalecer a Rede de Comunicadores Indígenas Wakywai do CIR, dos povos: Wapichana, Macuxi, Patamona e Ye’ Kuana, levando informações sobre conceitos e diagnóstico do ecossistema da informação, análise de rumores, pontos focais e combate à desinformação sobre a Covid-19. Além das formas técnicas de utilizar ferramentas na produção de card, podcast e como conduzir uma entrevista.

Desde que as comunidades indígenas entenderam a importância de ter comunicadores indígenas, o CIR busca formar e fortalecer essa rede. E é perceptível os avanços na comunicação indígena que é tão urgente no atual cenário que vivemos. Essa nova formação só veio para fortalecer os comunicadores e as lideranças de base.

O coordenador geral do CIR Edinho Batista, do Povo Macuxi, destacou sobre a importância de se ter os comunicadores indígena de base. Conforme ele a comunicação  é uma “arma” poderosa, por isso formar e ampliar o espaço da comunicação em tempo real nas etnoregiões é tão importante.

“Divulgar o que nós somos para que os indígenas se sintam valorizados e capazes. Não se sintam envergonhados! Temos comunicadores fortalecidos! Precsiamso Mostrar a nossa beleza, por que temos coisas boas. Valorizar e honrar para continuar marchando. Temos um embate forte nas regiões sobre a luta pela terra. Vamos continuar nos fortalecendo” – Edinho Batista Macuxi.

O mentor de mídia do Projeto Enraizado na Confiança da Internews, Bryan Araújo, falou sobre a parceria entre CIR e Internews. Onde destacou que um dos papéis da Internews é apoiar os comunicadores locais de outros países. Pois ela é uma organização que está instalada em mais de 100 países, fortalecendo outros comunicadores. Segundo ele o projeto favorece para que comunicadores desenvolvam suas atividades nas comunidades e levem o que for preciso em relação a formação.

“Dentro do projeto Enraizado na Confiança, estamos trabalhando o combate à desinformação, no combate do cenário da infodemia. Nesse sentido a gente passou por algumas oficinas que abordam esse aspecto de combate a desinformação, além de algumas técnicas de entrevistas, para levar os aspectos essenciais no combate a desinformação”, destacou Araújo.

Os comunicadores da Rede Wakywai também receberam formação na produção de cartazes e podcast. A coordenação executiva do CIR, com Edinho Macuxi e Enock Taurepang, estive participando da atividade e fortalecendo a luta da comunicação indígena.

Ao todo participaram das atividades 27 comunicadores das etnoregiões Surumú, Serra da Lua, Serras, Baixo Cotingo, Raposa, Murupú, Tabaio, Amajarí e CIFCRSS.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste