Como não cair na “onda” da desinformação?

Publicado em Âncora dos Fatos. Para acessar, clique aqui.

Assim como os golpes, a “onda” da desinformação atinge cada vez mais pessoas num curto espaço de tempo. Não há milagres ou fórmulas para não “cair” em uma notícia fraudulenta. Porém, algumas dicas básicas ajudam a identificar a desinformação e por consequência combatê-la. Basta prestar atenção no conteúdo que se está consumindo e se atentar para “erros básicos”, chamadas exorbitantes, títulos com erros e repletos de sensacionalismo. Para isso, faça algumas perguntas:

  • De onde é esse conteúdo?
  • O que está faltando no conteúdo?
  • Como estou me sentindo ao ler o conteúdo?

De onde é isso?

Uma fonte confiável é a sua opção mais segura.

Se você não conhece a fonte, verifique “Sobre a página” ou questione-se o motivo porque está compartilhando essa notícia.

Se não houver fonte, pesquise uma.

Você pode pesquisar imagens para descobrir onde estas já foram vistas antes ou pesquisar a história para ver onde começou.

Se tiver dúvidas, tenha cuidado.

Notícias falsas podem ser escondidas em sites criados para que a notícia seja verdadeira. Procure pequenas pistas: URLs falsas, má ortografia ou layouts esquisitos.

O que está em falta?

Preste atenção e se atente a toda a história e não apenas na manchete.

Um clique pode ajudá-lo a encontrar notícias falsas. Leia toda a história e fique atento a imagens, números e citações que não tenham fontes ou que possam ter sido retiradas do contexto.

As imagens podem ser falsas.

As notícias falsas geralmente contêm imagens ou vídeos que foram alterados. Até imagens reais podem ser feitas para parecerem coisas que não são com uma data ou legenda falsas.

Verifique o que as outras pessoas dizem.

Confira as fontes que são proporcionadas. Veja o que os sites de notícias confiáveis ou verificadores de fatos dizem – notícias de última hora são rapidamente captadas por diferentes fontes de notícias. Em caso de emergência, procure os serviços de emergência oficiais.

Como você está se sentindo?

Pessoas que fazem falsas notícias tentam manipulá-lo.

Os autores sabem que se o deixarem irritado ou preocupado significa que é mais provável que recebam cliques. Se o afetar, confira antes de compartilhar.

Se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

A esperança pode ser usada para nos manipular também. Na maioria das vezes, a cura milagrosa não existe.

Não seja aquele que não percebe a piada.

Às vezes, piadas e sátiras on-line não são óbvias. Detalhes engraçados ou ultrajantes, conforme forem escritos ou o site onde estão, podem revelar que seja uma piada.

Com informações de Toolkit – Full Fact

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste