Combate à desinformação em conteúdo radiofônico completa dois meses

Publicado originalmente em Observatório de Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

O programa “Verdade ou Mentira?”, uma iniciativa conjunta de projetos de extensão e pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), completa dois meses com mais de 50 edições veiculadas em treze rádios no Rio Grande do Sul, além da disponibilização de acesso via Rede de Rádios Universitárias do Brasil (Rede RUBRA).

A ação faz parte da Força-Tarefa da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), da Coalizão Direitos na Rede (CDR) e da Sala de Articulação contra a Desinformação (SAD), e está vinculada ao programa ‘UFSM Solidária e Cidadã’, que reúne as ações voltadas à reconstrução do Estado após as enchentes. Verdade ou Mentira? é uma iniciativa conjunta do projeto de extensão ‘Observatório de Comunicação Pública’ (OBCOMP/UFSM-FW), vinculado ao OBCOMP da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); do programa de extensão ‘Mão na Mídia’ (UFSM-FW); e dos projetos de pesquisa ‘Desinformação no Ecossistema Midiático: identificação, compreensão e estratégias de enfrentamento’ e ‘Plataformização do Som: um estudo sobre a produção, circulação e consumo de jornalismo sonoro’ (UFSM). A produção dos conteúdos de áudio envolve estudantes de jornalismo da UFSM dos campus Santa Maria e Frederico Westphalen, cinco professores e técnicos sonoplastas que garantiram a curadoria e o aprendizado durante as produções. 

Com o objetivo de informar e alertar a população sobre as notícias falsas veiculadas durante as enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul, o programa atua na divulgação de verificações feitas pelas principais agências de fact-checking do país. O reconhecimento público de agências e meios de comunicação sobre a onda de mentiras atreladas à tragédia climática revelou segmentos da sociedade que se organizaram em grupos para divulgar e disseminar mentiras que atrapalharam o atendimento da população.

No decorrer dos dois primeiros meses de atuação, foram compartilhados mais de 50 áudios dos programas, com notícias e explicações sobre fatos verdadeiros e mentiras, veiculados semanalmente nas rádios do noroeste do Rio Grande do Sul e na região de Santa Maria. Alguns exemplos de checagens que fizeram parte desses conteúdos radiofônicos incluíram mentiras relacionadas ao governo estadual ou federal que foram desde questionamentos sobre a frota de helicópteros no resgate às vítimas no Rio Grande do Sul,  caminhões com doações que supostamente tinham sido barrados pela Receita Federal ou de apreensões em aviões que transportavam doações. Fatos curiosos também foram  desmentidos, como a chuva de peixes em Santa Maria, município do interior do estado.  O número de mortos foi um assunto de grande polêmica e pânico. Entre os boatos disseminados estão o vídeo que divulgava que 300 pessoas perderam a vida em Canoas e outros que fazem comparações com outros acontecimentos, como o Furacão Katrina. Da mesma forma, foram averiguados e explicados registros de animais como jacarés encontrados nas ruas de Porto Alegre e a confirmação de outras informações como a instalação de um radar meteorológico na capital gaúcha, migração e acolhimento da população gaúcha em cidades de Santa Catarina, entre outras.

Nove municípios do interior do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria, Frederico Westphalen, Taquaruçu, Caiçara, Erval Seco, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, Itaara, São Sepé e São Pedro do Sul, estão sendo beneficiados pela veiculação de material radiofônico específico ao combate à desinformação. Dá para ouvir os programas produzidos no Verdade ou Mentira?  disponíveis no streaming de áudio.  

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google
Language »
Fonte
Contraste