COC/Fiocruz lança edição especial da revista JCOM América Latina

Publicado originalmente em Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Para acessar, clique aqui.

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) promove o webseminário de lançamento da edição especial da revista JCOM América Latina, que terá como tema “Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina”. A transmissão ao vivo será pelo canal da Casa no YouTube, em 6 de junho, às 13h, horário de Brasília. O evento terá a participação da coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT/COC/Fiocruz), a pesquisadora Luisa Massarani, e da professora e pesquisadora da Universidade Federal Fluminense (UFF),Thaiane Moreira de Oliveira.

Luisa e Thaiane assinam, com colaboradores, um dos artigos, em que apresentam uma revisão dos estudos sobre o tema na América Latina, que reuniu dados de 142 artigos, identificados nas bases Scopus, Web of Science, Dimensions e Scielo. “Se, por um lado, observamos que de fato houve um aumento de artigos sobre a temática, por outro, há ainda fragilidades conceituais”, adiantam as pesquisadoras no trabalho. “Enfatizamos, ainda, a necessidade de fortalecer a colaboração entre grupos de pesquisa nos países latino-americanos como forma de entender as particularidades da circulação da desinformação científica na região e estruturar melhores formas para o seu enfrentamento”, destacam.

De acordo com Luisa e Thaiane, a desinformação não é um fenômeno recente, mas ganhou força na década de 2010 e ampliou sua dimensão com a pandemia da Covid-19, especialmente nos campos da ciência e da saúde.

A edição traz no total sete artigos e um ensaio, com autores de distintas instituições do Brasil, do Equador e do México. JCOM América Latina é de acesso aberto e todos os artigos podem ser lidos gratuitamente. A revista também não cobra taxa de publicação para os autores. 

Serviço

Webseminário: “Desinformação e divulgação da ciência e da saúde na América Latina”

Data: 06/06

Horário: 13h (Brasil), 11h (Equador), 10h (México)

Evento virtual: transmissão pelo Canal da COC no YouTube.

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste