COAMOS: Ex-ministro José Aldo Rebelo acusa Lula de ter vendido Petrobras

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Naiane Feitosa e Marta Alencar

Um vídeo com áudio antigo, ilustrado com uma foto do ex-ministro e ex-deputado federal, José Aldo Rebelo (PDT), onde supostamente declara que Lula vendeu a Petrobras para fundos internacionais, circula novamente há semanas em grupos do Telegram e WhatsApp. O conteúdo já havia sido desmentido por agências de checagem. No áudio são feitas várias críticas ao PT (Partido dos Trabalhadores).

Outro assunto abordado no áudio é a política de preços implementada no governo Michel Temer (MDB), além de apontar que os governos do PT saquearam e roubaram a Petrobras. De acordo com o suposto áudio, o ex-deputado teria defendido a privatização para acabar com o monopólio do governo dentro da Petrobras. Também há ataques à imprensa em trechos como o que diz “a imprensa safada e as pessoas querem vender uma ignorância absurda”.

O conteúdo foi divulgado com a foto do ex-ministro Rebelo com afirmação de que o próprio político fez o conteúdo. Uma das publicações encontradas pela COAR no Facebook, em formato de áudio, continha mais de mil visualizações. Após ser desmentido, o conteúdo voltou a circular do dia 23 de junho. A publicação verificada pela COAR foi postada no último dia 25 de junho.

A COAR verificou que o mesmo teor do áudio foi divulgado em formatos diferentes, sejam em posts e vídeos, disseminados em vários canais. Somente no Facebook, a COAR encontrou mais de 10 mil compartilhamentos.

Em publicação no Twitter, o próprio José Aldo, que teve acesso ao conteúdo, disse que o áudio atribuído a ele era fake. Além disso, a agência Aos Fatos aponta que o conteúdo não é confiável e mostra um vídeo em que Rebelo diz ao Aos Fatos, que não foi o autor do áudio e foi vítima de algum tipo de montagem.

Durante os governos Lula e Dilma, José Aldo Rebelo foi ministro da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Esporte e de Coordenação Política e Assuntos Institucionais. O ex-ministro deixou o PC do B em 2017, passou pelo PSB, Solidariedade e em 2022 filiou-se ao PDT, onde está hoje.

Publicação de Aldo Rebelo no Twitter (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo contato ou nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR:

Aos Fatos

Boatos

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste