COAMOS: candidato a governador Rodrigo Cunha ajudou na construção do Hospital de Amor, em Alagoas?

Publicado originalmente em Coar Notícias. Para acessar, clique aqui.

Por Pedro Mateus Ferreira e Wanderson Camêlo

Conteúdo verificado: Vídeo que circula no TikTok, Youtube  e Kwai sobre um trecho do debate entre os senadores Fernando Collor (PTB) e Rodrigo Cunha (União Brasil), candidatos a governador de Alagoas.

Onde foi publicado: Kwai, YouTube e TikTok

Etiqueta: SE FAZ (Mentira/Falsa)

No trecho em análise, Collor acusa Cunha de não ter nenhuma participação na construção do Hospital de Amor, em Arapiraca. O vídeo exibe apenas um trecho de 1min16s de um debate organizado pelo Grupo 7 Segundos de Comunicação no dia 30 de agosto de 2022.

COAR verificou que a declaração feita pelo senador Fernando Collor é falsa, ou seja, recebe a etiqueta SE FAZ. É possível constatar, no Portal da Transparência, que a obra do hospital contou com suporte de emendas da bancada federal alagoana, só não são destacados nomes.

COAMOS também que o site oficial do Hospital de Amor, em matéria publicada no dia 21 de dezembro de 2021, confirmou que recebeu apoio financeiro dos dois políticos, confira um trecho da matéria:

“A construção da primeira unidade do Hospital de Amor em solo alagoano foi possível graças ao apoio do senador Rodrigo Cunha (PSDB), que realizou a destinação de R$ 14.182.870,00, e da deputada federal Tereza Nelma (PSDB), que também designou mais R$ 14.182.870,00 em recursos federais.”.

Os dois parlamentares, diga-se passagem, aparecem em fotos durante a solenidade de inauguração (que aconteceu em dezembro de 2021) da unidade de saúde. Os registros também foram destacados no site do estabelecimento.

O alcance da publicação: Na página oficial do Grupo 7 Segundos, a publicação checada alcançou mais de 10 mil visualizações.

A COAR ressalta que ao receber uma mensagem duvidosa, desconfie e não forneça seus dados antes de ter certeza de que é verdadeira. Qualquer dúvida nos contate pelo WhatsApp, Telegram ou pelo nosso e-mail coarnews@gmail.com ou mesmo pelo Instagram (@coarnoticias).

Referências da COAR

Portal da Transparência

Hospital do Amor

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste