Clacso lança livro sobre Economia política da Comunicação e Cultura na América Latina

Publicado originalmente em Observatório da Comunicação Pública – OBCOMP. Para acessar, clique aqui.

O Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso), através do grupo de trabalho de Economia Política da Informação,  da Comunicação e da Cultura publicou o livro “Economía política de la comunicación y la cultura en América Latina (1970 y 1980)”. A proposta da obra, que é a terceira publicada pelo grupo, consiste em ser uma antologia dos textos prévios e/ou fundacionais do nosso subcampo na América Latina, produzidos nas décadas de 1970 e 1980.

O livro está estruturado a partir das contribuições de 10 países: Brasil, Argentina, Equador, El Salvador, Colômbia, Cuba, Chile, Uruguai, México e Paraguai. O trabalho foi organizado pelo professor César Bolaño e contou com apoio técnico de Marcelo Rangel para recuperação de originais e autorizações. A obra vem na esteira de “(Des)iguales y (des)conectados: Políticas, actores y dilemas info-comunicacionales en América Latina“, organizado por Daniela Monje, Alina Fernández e Ana Laura Hidalgo e, “Estudos culturais, economia política da comunicacão e o mercado brasileiro de televisão“, de Valério Cruz Brittos, com textos selecionados por César Bolaño.

Entre os textos brasileiros destacam-se os de Othon Jambeiro (“Canção de Massa” – 1975);  Maria Arminda Nascimento Arruda (“Indústria Cultural e reprodução do capital” – 1982); Sérgio Caparelli (“Capitalismo e televisão dependente” – 1984); Sérgio Mattos (“O controle econômico” – 1985) e César Bolaño (“O sistema comercial brasileiro de televisão. Um estudo económico dos media” – 1988 – e ” Indústria cultural, televisão e estratégias de programação em três países da América Latina. Brasil, Argentina e Uruguay” – 1989).

Veja o livro completo

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste