ChatGPT: Centro de Estudos discute implicações para a informação e comunicação em Saúde

Publicado originalmente em ICICT/Fiocruz. Para acessar, clique aqui.

Dando continuidade à nova temporada de seminários com temas atuais da agenda científica, o Centro de Estudos do Icict convida para seu próximo seminário: ChatGPT e suas implicações na informação e comunicação em Saúde. O evento vai ao ar nesta sexta-feira, 19/5, às 14h, pelo canal da VideoSaúde Distribuidora.

Neste encontro, receberemos a pesquisadora Ana Regina Rego, professora titular da Universidade Federal do Piauí e coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD), como palestrante da sessão. Como debatedor, teremos a participação de João Carlos Caribé, consultor, professor e divulgador científico nas áreas de tecnologia, comunicação e informação. A mediação da sessão será de Jefferson Lima, do Icict/Fiocruz.

Segundo os organizadores, o objetivo do seminário é abordar um dos principais debate do momento, em torno do uso de ferramentas de Inteligência Artificial. Atualmente, a mais conhecida é o ChatGPT – um mecanismo de consultas, lançado em novembro de 2022, pela OpenAI, startup de pesquisa de aprendizado de máquina (machine learning), fundada por Elon Musk.  

Desde à produção de textos, códigos de programação, dentre outros, o ChatGPT é um sistema modelado para interagir com os usuários, segundo seus criados, de modo conversacional. Nesse modelo, é possível obter conteúdos e acesso a informações que podem parecer convincentes, mas alguns pesquisadores alertam que ainda podem haver vieses e inconsistências nessas respostas.

AI e o risco da desinformação

Para estudiosos do campo, há questões éticas relacionadas ao uso das Inteligências Artificiais (AI, sigla derivada do inglês). Uma delas está relacionada ao perigo da propagação de mais desinformação, uma vez que o novo chatbot relaciona um conjunto volumoso de bancos de dados de textos disponíveis na internet, incluindo as redes sociais.

O debate sobre o uso de AI acontece ao mesmo tempo em que no Brasil se discute a regulação de plataformas e seu papel na moderação e combate à desinformação que circula nos diversos sites e aplicativos de mensagens instantâneas. Além do impacto que tais fenômenos trazem à produção do conhecimento, toda a comunidade científica vem acompanhando o assunto, uma vez que o campo da saúde pode passar por transformações a partir dessas tecnologias.

Sobre os convidados
Ana Regina Rego
Palestrante

Docente do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI). É jornalista com graduação pela UFPI, mestre em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ. Doutora em Processos Comunicacionais pela UMESP, com Estágio de doutorado na Universidade Autónoma de Barcelona e Pós-Doutora em Comunicação pela ECO-UFRJ. Ex-Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia e da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas do Campo da Comunicação. Criou e Coordena atualmente a Rede Nacional de Combate à Desinformação-RNCD Brasil. Atua também como pesquisadora do CNPq e colunista do Jornal O Dia. Publicou cerca de 15 livros, dentre os quais destacamos A construção intencional da ignorância: o mercado das informações falsas, lançado pela MAUAD-RJ em 2020. O foco de suas pesquisas na atualidade é o fenômeno da desinformação e suas interfaces transversais com plataformas digitais e AI, questões de saúde pública como a pandemia da Covid-19, polarização política e dissonância cognitiva.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3007129823835577   

João Carlos Caribé
Debatedor

Consultor, professor e divulgador científico. Participa da Internet Society Brasil, Coalizão Direitos na Rede, Red Latam, Comunidade Diplo, Dynamic Coalition on Network Neutrality e Global Net Neutrality Coalition e Estudos Críticos em Informação, Tecnologia e Organização Social (Escritos).
Lattes: http://lattes.cnpq.br/5301142432078453

Seminário do Centro de Estudos do Icict
ChatGPT e suas implicações na informação e comunicação em Saúde

Sexta-feira, 19 de maio – 14h
Evento online.
Assista em: www.youtube.com/videosaudedistribuidoradafiocruz

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on twitter
Share on facebook
Share on email
Share on linkedin
Share on telegram
Share on google

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Language »
Fonte
Contraste