O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict-Fiocruz) de 2025 realiza sua primeira sessão na próxima sexta-feira, 13 de junho, com o seminário “Quem consome fake news consome fake news?: Desinformação, redes sociais e cisma na era da pós-verdade”. O estudo será conduzido pela pesquisadora Ana Carolina Monari, doutora em Informação e Comunicação em Saúde pelo PPGICS/Icict/Fiocruz; pesquisadora de pós-doutorado do Recod.ai (Laboratório de Inteligência Artificial) da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp e bolsista de pós-doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp.
Ana Carolina Monari compartilhará os principais resultados de sua tese de doutorado “Quem consome fake news consome fake news? Os usos e sentidos atribuídos à ciência e ao jornalismo em canais sobre covid-19 no Telegram”, defendida em 2024, e vencedora, no mesmo ano, do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses na categoria Ciências Humanas e Sociais.
A debatedora será a pesquisadora Hully Falcão, pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) (Programa de Pós-Doutorado Faperj Nota 10) e professora do PPGICS. Doutora em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É também pesquisadora do Núcleo de Estudos em Comunicação, História e Saúde (NECHS – Fiocruz/UFRJ) e do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT/InEAC). A pesquisadora também é uma das autoras do livro “(Des)Informação em saúde: na perspectiva das mediações”, junto com Ana Carolina Monari e Igor Sacramento.
O evento será transmitido às 14h pelo canal da VídeoSaúde no YouTube através do link: https://bit.ly/CEIcict-junho.
Mais informações sobre o evento neste link.